Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vale, Fábio Freire do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:25:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-05T19:25:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Fábio_Freire_do_Vale_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732879 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como fazer com que o jovem que está no Ensino Médio possa perceber o seu entorno social para além de uma visão superficial? Com esse questionamento iniciamos o estudo que tem por objetivo compreender como o professor pode melhorar sua prática do Ensino de Sociologia através de instrumentos de pesquisa típicos desta disciplina. Foi realizada uma pesquisa do tipo Survey, com perguntas abertas e fechadas com os estudantes da disciplina de Sociologia, visando compreender o que eles sentem e sabem sobre a vida escolar e sobre temas que fazem parte do cotidiano deles. Dessa forma, buscou-se mostrar ao professor quais as realidades vivenciadas pelos alunos, e, com isso, o professor, no momento da aula, poderá utilizar essas informações para construir um plano de aula focando o Aprendizado Significativo e a Imaginação Sociológica. Para dar fundamentação à essa ideia, trouxe para o debate diversos autores que demonstram que o processo de construção do conhecimento e do sujeito não é algo exclusivo da escola: Piaget (2006), Freire (1993), Vygotsky (2004), Papert (2009), Sacristán (2008) e Ausubel (2000) na Educação e Mills (1982), Lahire (1997), Lima Filho (2017), Gonçalves (2021), Oliveira (2017) e Dayrel (2014) na Sociologia. Estes, além de outros, contribuíram, a partir de suas obras, demonstrando como o desenvolvimento da educação desses estudantes pode acontecer e como eles enxergam a escola, um local de convívio e conflito, que ensina, sim, mas que não possui a exclusividade sobre isso. A pesquisa apontou que as temáticas que são apresentadas nos livros didáticos, como Moda (65,01%), Sexualidade (70,52%), Religião (73,83%), Cotidiano (76,86%), Família (81,82%), Tecnologia (83,47%) e Artes/Cultura (89,53%) possuem uma grande aceitação entre os estudantes, o que possibilita ao professor aplicar o Ensino de Sociologia com foco nesses temas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,99 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | imaginação Sociológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA COMPREENSÃO DAS REALIDADES: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O USO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Fábio_Freire_do_Vale_Dissertação.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732879/2/TCC_Fábio_Freire_do_Vale_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons