O ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA COMPREENSÃO DAS REALIDADES: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O USO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVale, Fábio Freire do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-05T19:25:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-05T19:25:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Fábio_Freire_do_Vale_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732879-
Resumo: dc.description.abstractComo fazer com que o jovem que está no Ensino Médio possa perceber o seu entorno social para além de uma visão superficial? Com esse questionamento iniciamos o estudo que tem por objetivo compreender como o professor pode melhorar sua prática do Ensino de Sociologia através de instrumentos de pesquisa típicos desta disciplina. Foi realizada uma pesquisa do tipo Survey, com perguntas abertas e fechadas com os estudantes da disciplina de Sociologia, visando compreender o que eles sentem e sabem sobre a vida escolar e sobre temas que fazem parte do cotidiano deles. Dessa forma, buscou-se mostrar ao professor quais as realidades vivenciadas pelos alunos, e, com isso, o professor, no momento da aula, poderá utilizar essas informações para construir um plano de aula focando o Aprendizado Significativo e a Imaginação Sociológica. Para dar fundamentação à essa ideia, trouxe para o debate diversos autores que demonstram que o processo de construção do conhecimento e do sujeito não é algo exclusivo da escola: Piaget (2006), Freire (1993), Vygotsky (2004), Papert (2009), Sacristán (2008) e Ausubel (2000) na Educação e Mills (1982), Lahire (1997), Lima Filho (2017), Gonçalves (2021), Oliveira (2017) e Dayrel (2014) na Sociologia. Estes, além de outros, contribuíram, a partir de suas obras, demonstrando como o desenvolvimento da educação desses estudantes pode acontecer e como eles enxergam a escola, um local de convívio e conflito, que ensina, sim, mas que não possui a exclusividade sobre isso. A pesquisa apontou que as temáticas que são apresentadas nos livros didáticos, como Moda (65,01%), Sexualidade (70,52%), Religião (73,83%), Cotidiano (76,86%), Família (81,82%), Tecnologia (83,47%) e Artes/Cultura (89,53%) possuem uma grande aceitação entre os estudantes, o que possibilita ao professor aplicar o Ensino de Sociologia com foco nesses temas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent0,99 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectimaginação Sociológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA COMPREENSÃO DAS REALIDADES: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O USO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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