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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Mayara Tâmea Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:11:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-05T19:11:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Mayara_Tâmea_Santos_Soares_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732878 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ainda que tenha conquistado o status de disciplina com a Lei No 11.684 de 2008, a Sociologia sempre precisou se afirmar no curriculo escolar, delimitando seu objeto de estudo, bem como as metodologias de pesquisa que tanto contribuem para a iniciação científica dos(as) estudantes. Com a Reforma do Ensino Médio, através da Lei No 13.415 de 2017, entretanto, o que há pouco tempo vinha se construindo de pensamento sociológico na educação básica passa por uma reestruturação na qual conhecimento deixa de figurar como obrigatório enquanto disciplina. É bem verdade que, na realidade do Ceará, não chega a ser dessa forma, posto que a Sociologia permanece no currículo do ensino médio sem perda de carga horária. Ainda assim, essa trajetória tensa e descontínua contribui na formação de um imaginário da então denominada componente curricular pelos(as) estudantes. É no levantamento dessas percepções da Sociologia escolar pelos(as) discentes que a presente pesquisa se baseou para produzir um material de apoio ao trabalho do(a) docente que atua lecionando a referida componente. Este produto, no formato de cartilha, é resultado da pesquisa realizada pelo Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional e apresenta dados acerca do currículo, metodologia, avaliação e material didático, extraídos de um levantamento feito com os(as) estudantes. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994) com técnicas de entrevistas (MENEGON, 2010) e grupos focais (VEIGA; GONDIM, 2001); e, também é quantitativa, com método exploratório através do uso de questionário online (FALEIROS et al., 2016). Os resultados da pesquisa estão relacionados aos dois sujeitos de foco: no caso dos(as) estudantes, percebemos, por exemplo, como a Sociologia se situa em um lugar importante nas suas vivências, seja na construção e na mudança de opinião acerca de determinados assuntos ou na própria compreensão de si enquanto jovem e cidadão. No caso do segundo sujeito de foco, os(as) professores(a) aprovaram a cartilha, mas contribuíram com observações precisas para uma segunda edição. Sobretudo, e independente da formação do(a) docente, o objetivo sempre se manifestava na busca pela formação do indivíduo, na reafirmação constante da relevância da Sociologia tanto quanto outras componentes consolidadas no currículo como Matemática e Português. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.06 MG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | percepções | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cartilha | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA PARA DOCENTES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES ACERCA DA SOCIOLOGIA ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC_Mayara_Tâmea_Santos_Soares_Dissertação.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732878/2/TCC_Mayara_Tâmea_Santos_Soares_Dissertação.pdfDownload |
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