CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA PARA DOCENTES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES ACERCA DA SOCIOLOGIA ESCOLAR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Mayara Tâmea Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-05T19:11:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-05T19:11:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Mayara_Tâmea_Santos_Soares_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732878-
Resumo: dc.description.abstractAinda que tenha conquistado o status de disciplina com a Lei No 11.684 de 2008, a Sociologia sempre precisou se afirmar no curriculo escolar, delimitando seu objeto de estudo, bem como as metodologias de pesquisa que tanto contribuem para a iniciação científica dos(as) estudantes. Com a Reforma do Ensino Médio, através da Lei No 13.415 de 2017, entretanto, o que há pouco tempo vinha se construindo de pensamento sociológico na educação básica passa por uma reestruturação na qual conhecimento deixa de figurar como obrigatório enquanto disciplina. É bem verdade que, na realidade do Ceará, não chega a ser dessa forma, posto que a Sociologia permanece no currículo do ensino médio sem perda de carga horária. Ainda assim, essa trajetória tensa e descontínua contribui na formação de um imaginário da então denominada componente curricular pelos(as) estudantes. É no levantamento dessas percepções da Sociologia escolar pelos(as) discentes que a presente pesquisa se baseou para produzir um material de apoio ao trabalho do(a) docente que atua lecionando a referida componente. Este produto, no formato de cartilha, é resultado da pesquisa realizada pelo Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional e apresenta dados acerca do currículo, metodologia, avaliação e material didático, extraídos de um levantamento feito com os(as) estudantes. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994) com técnicas de entrevistas (MENEGON, 2010) e grupos focais (VEIGA; GONDIM, 2001); e, também é quantitativa, com método exploratório através do uso de questionário online (FALEIROS et al., 2016). Os resultados da pesquisa estão relacionados aos dois sujeitos de foco: no caso dos(as) estudantes, percebemos, por exemplo, como a Sociologia se situa em um lugar importante nas suas vivências, seja na construção e na mudança de opinião acerca de determinados assuntos ou na própria compreensão de si enquanto jovem e cidadão. No caso do segundo sujeito de foco, os(as) professores(a) aprovaram a cartilha, mas contribuíram com observações precisas para uma segunda edição. Sobretudo, e independente da formação do(a) docente, o objetivo sempre se manifestava na busca pela formação do indivíduo, na reafirmação constante da relevância da Sociologia tanto quanto outras componentes consolidadas no currículo como Matemática e Português.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.06 MGpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpercepçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcartilhapt_BR
Título: dc.titleCONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA PARA DOCENTES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES ACERCA DA SOCIOLOGIA ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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