
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Mayara Tâmea Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:11:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-05T19:11:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Mayara_Tâmea_Santos_Soares_Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732878 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Ainda que tenha conquistado o status de disciplina com a Lei No 11.684 de 2008, a Sociologia sempre precisou se afirmar no curriculo escolar, delimitando seu objeto de estudo, bem como as metodologias de pesquisa que tanto contribuem para a iniciação científica dos(as) estudantes. Com a Reforma do Ensino Médio, através da Lei No 13.415 de 2017, entretanto, o que há pouco tempo vinha se construindo de pensamento sociológico na educação básica passa por uma reestruturação na qual conhecimento deixa de figurar como obrigatório enquanto disciplina. É bem verdade que, na realidade do Ceará, não chega a ser dessa forma, posto que a Sociologia permanece no currículo do ensino médio sem perda de carga horária. Ainda assim, essa trajetória tensa e descontínua contribui na formação de um imaginário da então denominada componente curricular pelos(as) estudantes. É no levantamento dessas percepções da Sociologia escolar pelos(as) discentes que a presente pesquisa se baseou para produzir um material de apoio ao trabalho do(a) docente que atua lecionando a referida componente. Este produto, no formato de cartilha, é resultado da pesquisa realizada pelo Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional e apresenta dados acerca do currículo, metodologia, avaliação e material didático, extraídos de um levantamento feito com os(as) estudantes. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994) com técnicas de entrevistas (MENEGON, 2010) e grupos focais (VEIGA; GONDIM, 2001); e, também é quantitativa, com método exploratório através do uso de questionário online (FALEIROS et al., 2016). Os resultados da pesquisa estão relacionados aos dois sujeitos de foco: no caso dos(as) estudantes, percebemos, por exemplo, como a Sociologia se situa em um lugar importante nas suas vivências, seja na construção e na mudança de opinião acerca de determinados assuntos ou na própria compreensão de si enquanto jovem e cidadão. No caso do segundo sujeito de foco, os(as) professores(a) aprovaram a cartilha, mas contribuíram com observações precisas para uma segunda edição. Sobretudo, e independente da formação do(a) docente, o objetivo sempre se manifestava na busca pela formação do indivíduo, na reafirmação constante da relevância da Sociologia tanto quanto outras componentes consolidadas no currículo como Matemática e Português. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.06 MG | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | percepções | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | cartilha | pt_BR |
| Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA PARA DOCENTES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES ACERCA DA SOCIOLOGIA ESCOLAR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Mayara_Tâmea_Santos_Soares_Dissertação.pdf | 3.14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732878/2/TCC_Mayara_Tâmea_Santos_Soares_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons