A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O DEBATE ÉTNICORACIAL NA ESCOLA: PROJETO AFRICANIDADES NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO DE ABREU NA CIDADE DE BARAÚNA, RN

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorChikushi, Yuki Meneses-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-05T19:37:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-05T19:37:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Yuki_Meneses_Chikushi_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732876-
Resumo: dc.description.abstractO Projeto Africanidades desenvolvido por mim, enquanto professora de Sociologia, pretendeu propor uma discussão sobre como o ensino da Sociologia pode contribuir para promover uma educação antirracista no ambiente escolar. Para isto, foi realizada uma intervenção pedagógica tendo como base, o conhecimento, as ferramentas sociológicas e o entendimento histórico sobre as relações raciais. O objetivo é usar o conhecimento teórico-prático das Ciências Sociais como estratégia facilitadora do processo ensino- aprendizagem, incentivando os alunos a conhecer a Sociologia a partir da pesquisa científica, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de um pensamento crítico e analítico de forma que estes alunos sejam capazes de desenvolver a compreensão dos mais diversos problemas sociais. A intervenção foi realizada na Escola Estadual João de Abreu na cidade de Baraúna/RN, no período de 02 de novembro de 2020 a 20 de novembro do mesmo ano. Esta escola foi escolhida para a realização do projeto, porque é onde desenvolvo minhas atividades como docente de Sociologia. É uma escola situada na zona urbana, com cerca de 1085 alunos e a disciplina de sociologia é ministrada nos três turnos e nas três séries do ensino médio. O interesse pelo tema surge durante a Semana Pedagógica da escola no ano de 2019, quando foi proposto aos professores da Área de Humanas construir um projeto para o dia da Consciência Negra. Dessa forma, comecei a refletir como a Sociologia poderia ser uma ferramenta importante para promover as discussões étnico raciais no ambiente escolar e ajudar na conscientização de alunos, professores e gestão da escola. No decorrer do presente trabalho, apresentei algumas análises e o relato do desenvolvimento da aplicação do Projeto. Ao final da experiência, relato a importância do projeto e as reflexões que suscitou para a necessidade de mobilizar os docentes, alunos e gestão da instituição para a apropriação de diferentes estratégias de combate ao preconceito racial e a discriminação no âmbito escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,11 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtnico-racialpt_BR
Título: dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O DEBATE ÉTNICORACIAL NA ESCOLA: PROJETO AFRICANIDADES NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO DE ABREU NA CIDADE DE BARAÚNA, RNpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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