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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chikushi, Yuki Meneses | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:37:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-05T19:37:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Yuki_Meneses_Chikushi_Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732876 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Projeto Africanidades desenvolvido por mim, enquanto professora de Sociologia, pretendeu propor uma discussão sobre como o ensino da Sociologia pode contribuir para promover uma educação antirracista no ambiente escolar. Para isto, foi realizada uma intervenção pedagógica tendo como base, o conhecimento, as ferramentas sociológicas e o entendimento histórico sobre as relações raciais. O objetivo é usar o conhecimento teórico-prático das Ciências Sociais como estratégia facilitadora do processo ensino- aprendizagem, incentivando os alunos a conhecer a Sociologia a partir da pesquisa científica, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de um pensamento crítico e analítico de forma que estes alunos sejam capazes de desenvolver a compreensão dos mais diversos problemas sociais. A intervenção foi realizada na Escola Estadual João de Abreu na cidade de Baraúna/RN, no período de 02 de novembro de 2020 a 20 de novembro do mesmo ano. Esta escola foi escolhida para a realização do projeto, porque é onde desenvolvo minhas atividades como docente de Sociologia. É uma escola situada na zona urbana, com cerca de 1085 alunos e a disciplina de sociologia é ministrada nos três turnos e nas três séries do ensino médio. O interesse pelo tema surge durante a Semana Pedagógica da escola no ano de 2019, quando foi proposto aos professores da Área de Humanas construir um projeto para o dia da Consciência Negra. Dessa forma, comecei a refletir como a Sociologia poderia ser uma ferramenta importante para promover as discussões étnico raciais no ambiente escolar e ajudar na conscientização de alunos, professores e gestão da escola. No decorrer do presente trabalho, apresentei algumas análises e o relato do desenvolvimento da aplicação do Projeto. Ao final da experiência, relato a importância do projeto e as reflexões que suscitou para a necessidade de mobilizar os docentes, alunos e gestão da instituição para a apropriação de diferentes estratégias de combate ao preconceito racial e a discriminação no âmbito escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,11 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Étnico-racial | pt_BR |
| Título: dc.title | A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O DEBATE ÉTNICORACIAL NA ESCOLA: PROJETO AFRICANIDADES NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO DE ABREU NA CIDADE DE BARAÚNA, RN | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Yuki_Meneses_Chikushi_Dissertação.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732876/2/TCC_Yuki_Meneses_Chikushi_Dissertação.pdfDownload |
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