Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GARCIA, Carla H. W. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Adriano Willian da Silva Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-05T12:15:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-05T12:15:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | e-book - Produto educacional - A TRAJETÓRIA DO NAPNE DO IFPR CAMPUS CURITIBA NA BUSCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732860 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As discussões acerca da inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional, integrando-as em turmas regulares, têm sido alvo de diversas reflexões. Isso ocorre porque muitas escolas percebem que não estão adequadamente preparadas para atender às necessidades desses estudantes e proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade. No entanto, é fundamental ressaltar que a inclusão é um direito dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), e cabe às instituições de ensino buscar soluções e meios para assegurar esse direito, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. No Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE, tem se empenhado em proporcionar uma educação que respeite e valorize as diferenças, heterogeneidades e singularidades presentes no contexto escolar. Um dos focos principais é a eliminação das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, buscando garantir o direito à educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes. Portanto, este e-book busca contribuir com o entendimento e com a propagação das ações que foram e que vêm sendo realizadas pelo NAPNE, de acordo com a legislação vigente, e na garantia do acesso, da permanência e do êxito do estudante NEE. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10 MB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | IFPR - Campus Curitiba | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | NAPNE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Título: dc.title | A TRAJETÓRIA DO NAPNE DO IFPR CAMPUS CURITIBA NA BUSCA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons