ESCRITAS SOCIOLÓGICAS: UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Karla Luana Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-05T18:22:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-05T18:22:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Karla_Luana _Gomes_Cunha_Intervenção_Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732856-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta a construção e a aplicação de uma experiência didática entre as disciplinas de sociologia e língua portuguesa para a produção de redações. Apresenta-se, além da sequência didática, um material didático que propõe oferecer aos professores um subsídio para a reaplicação da intervenção em seus espaços escolares. Partimos da ideia de que os conceitos, temas e teorias, propostos pelas orientações curriculares nacionais para o ensino de sociologia contribuem para o desenvolvimento de produções textuais com argumentações bem fundamentadas. A atividade objetivou construir uma intervenção didática entre sociologia e redação em duas escolas públicas da rede estadual de ensino, buscando assim analisar a contribuição da teoria sociológica como instrumento colaborador na construção textual. Para alcançar esse propósito, adotamos a metodologia qualitativa, tendo como inspiração a pesquisa-ação, acompanhada da análise de uma literatura e observação da aplicação das oficinas didáticas. A sequência didática aconteceu entre os meses de fevereiro e novembro de 2021, tendo como discussão basilar temas de redações propostos pelo ENEM e sua relação com o campo sociológico. Ademais, o projeto de intervenção contou com a colaboração das professoras de língua portuguesa, das duas escolas onde se realizou o projeto. Participaram das atividades síncronas, assíncronas e híbridas estudantes do 3° ano do Ensino Médio regular e profissional. Os conteúdos discutidos nessas aulas, contemplaram autores da sociologia tais como: os clássicos, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber e contemporâneos, como Pierre Bourdieu, Zygmunt Bauman, Foucault, Richard Sennett, Boaventura de Souza Santos, dentre outros. Como referencial teórico, nos apropriamos de Kulessa (2017) sobre a linguagem sociológica e Vygotsky (2007) sobre a escrita. Observamos que o projeto de intervenção possibilitou a melhoria na escrita e argumentação dos estudantes, a participação assídua nas aulas remotas, híbridas e presenciais. Outrossim o desenvolvimento de textos com argumentos mais sólidos e apresentando uma reflexão sociológica dos temas discutidos, além do desenvolvimento de uma linguagem mais formal no texto dissertativo, reforçando uma ampliação no repertório sociocultural dos estudantes. Ressalta-se que as oficinas possibilitaram o aprimoramento dos descritores do SPAECE, ENEM e SAEB, além da relação estabelecida com projetos desenvolvidos na escola como o FOCO na Aprendizagem. A construção do fazer-se pensar de maneira sociológica, foi outro resultado do projeto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,75 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscrita e Redaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
Título: dc.titleESCRITAS SOCIOLÓGICAS: UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA INTERDISCIPLINARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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