
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Karla Luana Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-05T18:22:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-05T18:22:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Karla_Luana _Gomes_Cunha_Intervenção_Pedagógica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732856 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a construção e a aplicação de uma experiência didática entre as disciplinas de sociologia e língua portuguesa para a produção de redações. Apresenta-se, além da sequência didática, um material didático que propõe oferecer aos professores um subsídio para a reaplicação da intervenção em seus espaços escolares. Partimos da ideia de que os conceitos, temas e teorias, propostos pelas orientações curriculares nacionais para o ensino de sociologia contribuem para o desenvolvimento de produções textuais com argumentações bem fundamentadas. A atividade objetivou construir uma intervenção didática entre sociologia e redação em duas escolas públicas da rede estadual de ensino, buscando assim analisar a contribuição da teoria sociológica como instrumento colaborador na construção textual. Para alcançar esse propósito, adotamos a metodologia qualitativa, tendo como inspiração a pesquisa-ação, acompanhada da análise de uma literatura e observação da aplicação das oficinas didáticas. A sequência didática aconteceu entre os meses de fevereiro e novembro de 2021, tendo como discussão basilar temas de redações propostos pelo ENEM e sua relação com o campo sociológico. Ademais, o projeto de intervenção contou com a colaboração das professoras de língua portuguesa, das duas escolas onde se realizou o projeto. Participaram das atividades síncronas, assíncronas e híbridas estudantes do 3° ano do Ensino Médio regular e profissional. Os conteúdos discutidos nessas aulas, contemplaram autores da sociologia tais como: os clássicos, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber e contemporâneos, como Pierre Bourdieu, Zygmunt Bauman, Foucault, Richard Sennett, Boaventura de Souza Santos, dentre outros. Como referencial teórico, nos apropriamos de Kulessa (2017) sobre a linguagem sociológica e Vygotsky (2007) sobre a escrita. Observamos que o projeto de intervenção possibilitou a melhoria na escrita e argumentação dos estudantes, a participação assídua nas aulas remotas, híbridas e presenciais. Outrossim o desenvolvimento de textos com argumentos mais sólidos e apresentando uma reflexão sociológica dos temas discutidos, além do desenvolvimento de uma linguagem mais formal no texto dissertativo, reforçando uma ampliação no repertório sociocultural dos estudantes. Ressalta-se que as oficinas possibilitaram o aprimoramento dos descritores do SPAECE, ENEM e SAEB, além da relação estabelecida com projetos desenvolvidos na escola como o FOCO na Aprendizagem. A construção do fazer-se pensar de maneira sociológica, foi outro resultado do projeto. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,75 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita e Redação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
| Título: dc.title | ESCRITAS SOCIOLÓGICAS: UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Karla_Luana _Gomes_Cunha_Intervenção_Pedagógica.pdf | 3.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732856/2/TCC_Karla_Luana _Gomes_Cunha_Intervenção_Pedagógica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons