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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Francisca Márcia Gabrielle Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-05T17:48:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-05T17:48:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Francisca_Márcia _Gabrielle_Alves_Freitas_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732855 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisa como as aulas de Sociologia nos espaços urbanos podem se tornar um recurso pedagógico que desenvolve o pensar sociológico nos estudantes da educação básica. Trata-se da elaboração, realização e avaliação de uma Intervenção Pedagógica denominada Rolê Sociológico, formada por um conjunto sequencial de atividades baseadas na didática desenvolvida por Gasparin (2020) para promover a reflexão crítico-científica nos estudantes sobre os processos sociais que envolvem as vivências nos espaços urbanos da cidade onde residem. O objetivo geral deste trabalho é apresentar como a cidade pode ser um ambiente fértil durante o processo de aprendizagem do “modo sociológico de pensar”. Os objetivos específicos desta pesquisa são: possibilitar aos estudantes a identificação de como pensar a sociedade a partir da cidade; proporcionar uma maior reflexão e questionamento do seu cotidiano social, de modo que os estudantes participem enquanto sujeitos do processo de ensino e aprendizagem e fortalecer o debate sobre as intervenções pedagógicas e o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados alguns instrumentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, o grupo focal e a aplicação de questionários. Esta intervenção possui três experiências prévias, feitas nos anos letivos de 2019, 2021 e 2022, todas em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2019, as limitações encontradas estavam relacionadas ao tempo de aula da disciplina de Sociologia, bem como a própria falta de legitimidade dela dentro da escola. Em 2021, foi planejada no âmbito do Mestrado Profissional em Sociologia e executada em meio ao ensino remoto, modalidade possível diante da pandemia do novo coronavírus. Tal modalidade possui diversas limitações que afetaram diretamente no desenvolvimento desta intervenção: não há interação face-a-face; nem todos os alunos possuem um bom provedor de internet, um aparelho celular ou notebook de qualidade ou até mesmo um local adequado para realização dos estudos. Apesar disso, possibilitou aos estudantes desenvolvimento do estranhamento e da desnaturalização em relação à cidade e, consequentemente, o modo sociológico de pensar. A última versão ocorreu em 2022, presencialmente, no espaço de uma disciplina eletiva. Nela foi observada a mudança de postura dos estudantes em relação à cidade, pois a partir do estranhamento, desnaturalização e desenvolvimento do modo sociológico de pensar demonstravam compreensão das problemáticas, interações e relações sociais estabelecidas nos espaços urbanos. A apatia dos estudantes nas salas de aula foram dificuldades percebidas e consideradas no processo de (re)construção do Rolê Sociológico. A saída para essas problemáticas foi encontrada ao fortalecer o envolvimento dos estudantes em sala de aula, incentivando sua proatividade a partir das rodas de conversas com os convidados. Apesar dessas limitações, foi identificado que é possível aprender Sociologia com a cidade, compreendendo-a a partir dos conflitos e relações sociais estabelecidos nos espaços urbanos. A experiência, além de fortalecer o pertencimento dos estudantes à cidade, também fortalece a identidade pedagógica da disciplina de Sociologia na escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cidade | pt_BR |
Título: dc.title | ROLÊ SOCIOLÓGICO: APRENDENDO SOCIOLOGIA COM A CIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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ROLÊ SOCIOLÓGICO APRENDENDO SOCIOLOGIA COM A CIDADE [BANCA].pdf | 5.93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732855/2/ROLÊ SOCIOLÓGICO APRENDENDO SOCIOLOGIA COM A CIDADE [BANCA].pdfDownload |
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