
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JEUSAMIR ALVES DA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-05T12:15:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-05T12:15:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732840 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This paper aims to prove the influence of Bantu culture and religiosity in Baixada Fluminense for its inclusion and visibility in Brazilian education. In view of the fact that the Bantu people, even though spread throughout the Brazilian territory, from the beginning to the end of slavery, remain in obscurity regarding the construction of Brazil and the formation of the Brazilian language. The main theme is Candomblé Banto Angola. The object was composed of Bantu yards in the Baixada Fluminense region of Rio de Janeiro, which was chosen because of its higher concentration of black people of Bantu origin, from the time of colonization to the present day. The methodology used was the pragmatic paradigm, the methodological approach followed was quali-quantitative with a descriptive nature, the sampling was non-probabilistic by quotas, and the variables were the leaders and sons of saint. We carried out interviews, participant observations with reports, photographs, recordings, filming, etc. The internet was also used through social networks, websites, blogs, etc., because the Bantas culture and religiosity are based on orality. In addition, it was supported by a thorough bibliographic review of the authors cited throughout the text. As future results, we intend to develop a material of historiographic and pedagogical contribution, to be applied in basic education, and also to contribute to the formation of teachers of public and private education networks on this theme. 10.639/2003/PR. This way, it must provoke, the Brazilian society to dive into itself, seeking to understand what has not yet been well understood due to the neglect of knowledge about Africa and the scattered Africans. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Candomblé | pt_BR |
| Título: dc.title | BAIXADA FLUMINENSE IS BANTO RIO DE JANEIRO IS BANTO BRAZIL IS BANTO YES SIR! (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: