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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Abimael Antunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-04T13:04:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-04T13:04:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732779 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Acredita-se que este trabalho, no recorte cronológico proposto, trará importante contribuição à história da educação mato-grossense, uma vez que não dispomos de variedades de investigações científicas que versam sobre instituições educacionais agrícolas no Estado. A instituição foi criada com o intuito de alavancar a agropecuária mato-grossense através da introdução de novas técnicas de produção no campo. No entanto, como se verá, o Ginásio Agrícola "Gustavo Dutra" encontrou enormes dificuldades para desempenhar essa função, mesmo porque ela serviu como trampolim para a continuidade dos estudos de alunos egressos em outros Estados da federação. A partir dessa consideração, a problemática deste trabalho estará centrada na compreensão dos determinantes históricos das diferentes significações imputadas ao Ginásio Agrícola "Gustavo Dutra", tenham sido elas advindas de fontes escritas ou orais, do discurso oficial ou aquele expresso pelos egressos entrevistados. Objetiva-se, também, enfocar o conjunto do sistema educacional de Mato Grosso, destacando sua especificidade enquanto uma instituição federal, de cunho rural e enfatizando sua colaboração enquanto diferencial na formação dos jovens mato-grossenses. Para a configuração do quadro teórico, faz-se uso das orientações teóricometodológicas que dão vida à História das Instituições Educacionais, conciliadas com as vertentes da Cultura Escolar. Conclui-se que o espaço escolar do Ginásio Agrícola "Gustavo Dutra" era determinado por práticas arbitrárias do regime militar, que vinham de cima para baixo, e eram realizadas sem contestação de professores, pessoal administrativo e alunos. Embora convivessem com determinadas privações, professores e alunos são unânimes em afirmar que a escola foi determinante em suas formações. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
| Título: dc.title | Ginásio agrícola Gustavo Dutra – MT: 1969 a 1974: Tempos e espaços (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | mapa | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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