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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Penha, Jonas Marques da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Chaves, Alexsandra Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-04T12:15:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-04T12:15:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732777 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro é resultado de uma investigação em âmbito de mestrado acerca do letramento cartográfico de estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações (CTIE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus Campina Grande, Paraíba. A escolha do público se deu pela relevância dos estudos cartográficos para a formação dos técnicos em edificações, agentes que lidam direta e profissionalmente com a modificação dos espaços, dos lugares. A premissa para esta pesquisa emergiu, principalmente, das observações, das leituras e das inquietações socializadas no cotidiano do exercício docente em Geografia e dos resultados de estudos que se ocupam em analisar relações de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino básico com a Cartografia Escolar. Diante da importância da mediação didática com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no processo de ensinoaprendizagem e da presença cada vez mais precoce desses recursos na dinâmica cotidiana dos estudantes, neste trabalho, objetivou-se desenvolver um BlogQuest de Cartografia na perspectiva do letramento cartográfico de discentes. Assim, a esse produto educacional foi incorporado um conjunto de conteúdo e ferramentas digitais, como mídias, aplicativos e sites convergindo de forma didática em um espaço virtual de estudo instrumentalizado na perspectiva da Educação Integral dos indivíduos. A presente obra está estruturada com seis seções, iniciando com a “Introdução”, seção 1, que além de aproximar o leitor de forma mais genérica ao trabalho, sua primeira função, traz o estado da arte do problema e expõe com clareza os objetivos da pesquisa. Na seção 2, intitulada de “Geografia e Ensino Médio Integrado: politecnia e o trabalho como princípio educativo”, versa-se sobre a perspectiva do ensino politécnico e do trabalho como princípio educativo, o que culmina em reflexões no que tange às contribuições dos estudos geográficos, no componente curricular Geografia para o Ensino Médio Integrado, especialmente, no curso Técnico Integrado em Edificações. Na seção 3, intitulada de “O lugar e a telemática na Cartografia Escolar do Ensino Médio Integrado”, propusemos reflexões sobre a Pedagogia Crítica do Lugar na perspectiva do Ensino Médio Integrado, bem como sobre a importância dos aparatos tecnológicos e do letramento cartográfico no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia e acerca de sistemas de gestão de conteúdos no desenvolvimento de Website educacional. Em “Metodologia”, seção 4, destacamos os procedimentos metodológicos que primaram pelos princípios da pesquisa descritiva, classificada como levantamento de campo e pela abordagem quantitativa. Desse modo, a partir de análises simples e cruzadas dos dados coletados a partir da aplicação de questionário, pudemos inferir que os investigados, voluntários da pesquisa, apresentam acentuadas dificuldades em relação aos conhecimentos cartográficos, tanto na compreensão quanto na generalização de conceitos. Esses dados que nos subsidiaram na elaboração do BlogQuest de Cartografia, produto educacional na perspectiva do ensino integrado, politécnico e onilateral. Por seu turno, nas seções 5 e 6, tratamos das discussões dos dados coletados e do processo de estruturação do BlogQuest. De maneira específica, na seção 5, intitulada de “Cartografia Escolar no Ensino Médio Integrado: um zoom no curso técnico integrado em edificações”, analisamos as relações dos discentes quanto os seus conhecimentos cartográficos e quanto ao acesso e uso da telemática no cotidiano e no espaço escolar. De forma subsequente, na seção 6, intitulada de “BlogQuest de Cartografia: mapeando conceitos e edificando saberes”, tratamos das etapas de estruturação do BlogQuest, as quais foram orientadas à luz da Pedagogia Crítica do Lugar e da metodologia da Webquest. Na esperança do melhoramento do material produzido, o BlogQuest foi submetido a uma comissão de especialistas para avaliação da sua aplicabilidade junto ao público-alvo deste estudo. Por fim, o resultado desse estudo, a instrumentalização do BlogQuest de Cartografia: mapeando conceitos e edificando saberes que está disponibilizado na rede mundial de Internet para exploração do material e desenvolvimento de atividades podendo ser utilizado na práxis docente, assim como explorado voluntariamente por estudantes, profissionais da educação e curiosos no assunto. Isto posto, vislumbra-se a educação enquanto processo de transformação social a partir da elevação do nível intelectual e crítico dos membros da sociedade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | pt_BR |
Título: dc.title | Da lousa à tela, da trena ao clique letramento cartográfico no ensino médio integrado (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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