Educação Matemática Inventiva: propostas de aprendizagem para a sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Gabriel Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marcos Roberto-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza Júnior, Arlindo José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-03T20:58:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-03T20:58:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Gabriel Araújo Freitaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732723-
Resumo: dc.description.abstractO presente e-book foi organizado como produto educacional para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Partindo dos pressupostos que a nossa escola deve preparar as futuras gerações para a plenitude de modo que consigam utilizar de todas as ferramentas que circundam, destacamos as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tais ferramentas se destacam por ser algo do cotidiano dos seus alunos, onde passam a maior parte do tempo em contato com elas. Muitos pesquisadores têm se dedicado à temática da utilização das TDICs nas aulas de matemática, entretanto carecemos ainda de profissionais qualificados e materiais que orientem os mesmos para a utilização em sua sala de aula. No atual momento que passamos uma verdadeira revolução tecnológica, onde tudo é organizado por meio de nuvens, ou seja, as informações estão todas no Ciberespaço (LÉVY, 1999, p. 17). É imprescindível que nos professores do século XXI utilizarmos destes recursos tecnológicos em nossa sala de aula. Com o objetivo central de auxiliar e motivar os professores a utilizarem em suas práticas educativas as ferramentas tecnológicas, apresentamos neste trabalho, projetos que foram desenvolvidos por Residentes Pedagógicos (RP) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, que ocorreu durante o espaço-tempo de uma pesquisa de Mestrado com a seguinte temática: "Formação Inventiva de professores com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto do Programa Residência Pedagógica". As presentes ações, são frutos de experiências de ensino, que foram utilizadas com estudantes da rede pública, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no entanto tais experiências podem ser adaptadas para outras etapas da educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4263 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação matemáticapt_BR
Título: dc.titleEducação Matemática Inventiva: propostas de aprendizagem para a sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons