Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Dora Vieira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lione, Viviane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-03T19:23:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-03T19:23:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732719 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As especificidades linguísticas e culturais, a diversidade étnica, a neurodiversidade e toda multiplicidade que caracteriza os seres humanos pulsam incessantemente em instituições escolares e no cotidiano de seus educadores. Dora Vieira da Costa é uma dessas educadoras cujo olhar atento e sensibilidade aguçada se destacam, cujo compromisso com a sua própria formação e cujo investimento em pesquisa dirigem-se àqueles que tanto carecem de um devido e merecido atendimento educacional. O seu encontro com Viviane Lione, sua atual orientadora e parceira de pesquisa, é uma daquelas coisas que torcemos todos os dias para acontecer. Viviane, por sua vez, professora, pesquisadora, mãe de uma criança com TEA, é uma dessas educadoras cuja experiência de vida e reflexão profissional são inseparáveis. Com dedicação e compromisso, vem contribuindo decisivamente para formar educadores mais sensíveis, mais conscientes de sua atuação e, portanto, também mais qualificados para não só atuar nos processos de escolarização quanto para se engajar em intervenções sociais formadoras e inclusivas. Nesse encontro e parceria de Dora e Viviane, ganhamos todos nós. Em “Práticas para Mediação Pedagógica do aluno Surdo-autista em perspectiva bilíngue de escolarização", Dora e Viviane fornecem aos seus leitores, aos colegas de profissão e aos familiares de Surdos-autistas, de maneira objetiva e bilíngue, informações, materiais didáticos e práticas educativas que exemplificam o atendimento e a compreensão das especificidades educacionais desse público. Esta é uma leitura essencial para todos os licenciandos, importante para a formação continuada dos professores e fundamentais para familiares de Surdosautistas. Ao fim deste livro, tenho certeza, o leitor se sentirá mais capaz, mais disposto e consciente da importância da formação/informação para atender/entender o Surdo-autista. Como leitor privilegiado por ter sido um dos primeiros a ler este livro, posso prever: você leitor corre um sério risco de chegar ao fim do livro com um sorriso no rosto, com o peito insuflado de esperança, com a cabeça cheia de ideias e com a sensação de que pode fazer muito mais pelo outro e pela sua própria formação. Maurício Cruz Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos no CNPq, junto com a Prof. Dr.ª Aline Lage, Professor Associado do Departamento de Ensino Superior do INES, Doutorado em Educação (UFF), Mestrado em Educação (UFF) e Graduado em Pedagogia (UERJ). | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas para mediação pedagógica do estudante Surdo-autista em perspectiva bilíngue de escolarização (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: