Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Júnior, Aldery Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jesus, Bruna Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Estéfane Leocádio da Purificação | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Arcanjo, Jéssica Arruda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Josélio Vieira dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Natália Givisiez dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Rafael Rabelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-03T18:39:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-03T18:39:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732717 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O transporte de carga por cabotagem, nas últimas duas décadas, vem apresentando um desempenho que salta aos olhos, com crescimento anual na casa de dos dígitos. Isto se deve, inexoravelmente, às múltiplas vantagens inerentes a este modo de transporte, como, por exemplo: valor do frete reduzido, alto índice de segurança da carga, baixo índice de avarias, baixo índice de poluição ambiental, entre tantos outros. O presente trabalho retrata o resultado de uma pesquisa realizada no seio da Universidade de Brasília sobre a cabotagem brasileira, com enfoque para o segmento de carga conteinerizada. A pesquisa foi realizada no ano de 2022 e destinou-se a avaliar o grau de aceitabilidade do modal por parte das empresas que transportam as suas cargas, acondicionadas em contêineres, pela via marítima. Em termos de abordagem metodológica, utilizou-se a metodologia Mulri-criteria Decision Aid (MCDA), por entender que ela se adequava bem aos propósitos do estudo. A construção do modelo de avaliação contou com a colaboração de uma equipe de especialistas em cabotagem, integrada por representantes de Instituições governamentais, representantes de empresa de navegação, da infraestrutura de transporte de cabotagem e da academia brasileira relacionada a área de engenharia de transportes. O modelo de avaliação foi estruturado em sete eixo de avaliação: Regularidade das rotas, Eficiência do transporte, Segurança da carga transportada, Pontualidade do serviço de transporte, Modicidade dos preços, Atualidade de métodos e técnicas, e Generalidade do serviço de transporte. Estes eixos constituíram-se nos critérios de avaliação e cada critério foi desmembrado em subcritérios. O estudo revelou uma aceitabilidade positiva por parte dos usuários da cabotagem do segmento de carga conteinerizada, assim como também evidenciou a necessidade de ajustes em todos os critérios, tanto por parte do poder público quanto pelas empresas de navegação, com vista a melhorar a performance do modal e, por conseguinte, ampliar o número de usuários da cabotagem brasileira. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte de cargas | pt_BR |
Título: dc.title | Cabotagem brasileira: avaliação multicritério do segmento de carga conteinerizada(Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: