Juventudes negras, educação profissional e mundo do trabalho: Guia de atividades com oficinas de Letramento Racial para a promoção de uma Educação Antirracista no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, HELDER FELIPE DE-
Autor(es): dc.contributor.authorPRESTES, LILIANE MADRUGA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-03T14:57:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-03T14:57:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
identificador: dc.identifier.otherJuventudes negras, educação profissional e mundo do trabalho: Guia de atividades com oficinas de Letramento Racial para a promoção de uma Educação Antirracista no contexto da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732698-
Resumo: dc.description.abstractA presente investigação foi desenvolvida no decorrer do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) estando vinculada à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, no Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como foco as juventudes negras, no contexto da educação profissional, em uma instituição social, na vila Cruzeiro, zona sul da cidade de Porto Alegre. O objetivo central da pesquisa foi promover a escuta de jovens negros que integram esse espaço educativo não escolar, articulando com estudos sobre juventudes, racismo estrutural e mundo do trabalho, visando a produção de subsídios teóricos e metodológicos para o aprimoramento das práticas de ensino, em particular, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, foi caracterizada como uma pesquisa participante. A pesquisa contou com a participação de jovens de uma comunidade da região metropolitana de Porto Alegre vinculados a um Projeto de Formação Inicial da Educação Profissional e Tecnológica, o qual é ofertado por uma instituição social e educativa, presente na comunidade. A adesão dos/as jovens foi voluntária e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS. Num primeiro momento, tal participação consistiu no preenchimento de questionário estruturado, a fim de mapear os conhecimentos prévios acerca das temáticas deste estudo, a saber: racismo estrutural, racismo no mundo do trabalho, racismo e juventudes. A partir de tais dados, foram estruturadas oficinas, denominadas como Oficinas de Letramento Racial, criadas a partir de necessidades de aprofundamento em alguns conceitos, percebidas nas respostas dos jovens ao primeiro questionário. A partir da realização das oficinas e da avaliação das mesmas pelos/as jovens, foi criado um Produto Educacional, no formato de um Guia de atividades contendo a descrição das oficinas sobre Letramento Racial para a promoção de uma Educação Antirracista no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Na primeira parte são abordados os conceitos e na sequência a descrição das atividades propostas, as quais foram elaboradas e aprimoradas a partir do diálogo com os/as jovens participantes do estudo. Na sequência, o Produto Educacional foi avaliado por educadores/as a quem se destina, os quais atuam com as juventudes no contexto da educação profissional, dentro dessa instituição onde a pesquisa foi realizada. Por fim, Como resultado da pesquisa, destaca-se a necessidade de ampliarmos as iniciativas voltadas à promoção de práticas de educação antirracista, em especial, na EPT, contudo não reduzindo a discussão do racismo a eventos pontuais, mas agendando-o como presente, urgente e necessária nos cursos de capacitação profissional. Neste enfoque, os resultados deste estudo sistematizados no Guia, apontam subsídios teóricos e metodológicos para que os/as educadores/as possam promover espaços para a escuta das juventudes e desenvolvimento de práticas de ensino que contribuam para o enfrentamento ao racismo estrutural, em especial, na educação profissional e no mundo do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentpdfpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação antirracistapt_BR
Título: dc.titleJuventudes negras, educação profissional e mundo do trabalho: Guia de atividades com oficinas de Letramento Racial para a promoção de uma Educação Antirracista no contexto da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação e produto educacionalpt_BR
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