Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vicentini, Giovanna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-30T17:20:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-30T17:20:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | TEMPO, NATUREZA E ENSINO: TECENDO DIÁLOGOS PARA OS DESAFIOS DO ANTROPOCENO NAS AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação traz a História Ambiental como uma proposta didática para as aulas de História do segundo segmento do ensino fundamental, com uma sequência didática pensada para o 6º ano. Essa perspectiva se faz necessária no ensino de História para preencher lacunas deixadas pelo currículo normativo, que se alinha a políticas gerencialistas de caráter individualista e mercadológico, atendendo a interesses globais. Esse novo currículo de História para a educação básica se apresenta na Base Nacional Comum Curricular, documento que pode ser analisado como um mecanismo de sincronização das temporalidades do presente, afastando a comunidade escolar dos problemas ecológicos, climáticos e ambientais do nosso tempo, aqui apresentados como Antropoceno. Os debates sobre uma possível nova Época geológica têm adentrado a História, nos fazendo repensar seus fundamentos e métodos frente a uma questão planetária e urgente: as condições para a vida humana na Terra a partir deste século, desafiando a ideia de progresso que fundou o mundo moderno. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História - História Ambiental - BNCC - Currículo - Antropoceno - Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | Tempo, Natureza e Ensino: tecendo diálogos para os desafios do Antropoceno nas aulas de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Giovanna Vicentini.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732597/2/Dissertação_Giovanna Vicentini.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons