O uso de produção textual como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de equilíbrio químico (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Laís Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-29T16:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-29T16:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732477-
Resumo: dc.description.abstractEmbora haja uma série de estudos e métodos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de química, essa disciplina ainda é uma das mais temidas pelos estudantes. Muitos alunos apresentam dificuldades pois relatam não ver aplicações práticos no cotidiano sobre os seus conteúdos e relatam as dificuldades com cálculos. No entanto, a química pode ser abordada de uma forma, não muito comum, que é através da produção textual sobre seus conteúdos. De acordo com Cruz (2005), para se trabalhar com a produção textual é preciso criar-se um ambiente interacional entre aluno e interlocutor, através do estabelecimento de uma relação dialógica entre eles, sendo que a interação começa quando um locutor dirige uma palavra a um interlocutor, dentro de um contexto de produção e de acordo com o grupo social. Nesse contexto, a produção escrita configura-se como uma alternativa promissora, visto que, abre possibilidade para avaliar a aprendizagem dos alunos durante todo seu processo. Dessa forma, apresenta-se neste livro a produção textual como um importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de química, mais especificamente sobre o conteúdo de equilíbrio químico. Desse modo, esse livro, é resultado de uma pesquisa de doutorado na área de ensino de Química, através da qual foi construído uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre o conteúdo de Equilíbrio Químico, e está organizado em duas partes. A primeira consiste no referencial teórico que aborda sobre a produção textual, a partir dos seguintes tópicos: produção textual; a produção textual e a interação;diferença entre produção textual e redação;produção textual como ferramenta de avaliação. A segunda parte aborda um estudo de caso no qual as produções textuais foram utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo de Química, abarca a metodologia da pesquisa, discute os resultados e discussões, explanando as análises dos das produções textuais de alguns discentes; e termina com as considerações finais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Título: dc.titleO uso de produção textual como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de equilíbrio químico (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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