
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Laís Conceição | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-29T16:28:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-29T16:28:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732477 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Embora haja uma série de estudos e métodos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de química, essa disciplina ainda é uma das mais temidas pelos estudantes. Muitos alunos apresentam dificuldades pois relatam não ver aplicações práticos no cotidiano sobre os seus conteúdos e relatam as dificuldades com cálculos. No entanto, a química pode ser abordada de uma forma, não muito comum, que é através da produção textual sobre seus conteúdos. De acordo com Cruz (2005), para se trabalhar com a produção textual é preciso criar-se um ambiente interacional entre aluno e interlocutor, através do estabelecimento de uma relação dialógica entre eles, sendo que a interação começa quando um locutor dirige uma palavra a um interlocutor, dentro de um contexto de produção e de acordo com o grupo social. Nesse contexto, a produção escrita configura-se como uma alternativa promissora, visto que, abre possibilidade para avaliar a aprendizagem dos alunos durante todo seu processo. Dessa forma, apresenta-se neste livro a produção textual como um importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de química, mais especificamente sobre o conteúdo de equilíbrio químico. Desse modo, esse livro, é resultado de uma pesquisa de doutorado na área de ensino de Química, através da qual foi construído uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre o conteúdo de Equilíbrio Químico, e está organizado em duas partes. A primeira consiste no referencial teórico que aborda sobre a produção textual, a partir dos seguintes tópicos: produção textual; a produção textual e a interação;diferença entre produção textual e redação;produção textual como ferramenta de avaliação. A segunda parte aborda um estudo de caso no qual as produções textuais foram utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo de Química, abarca a metodologia da pesquisa, discute os resultados e discussões, explanando as análises dos das produções textuais de alguns discentes; e termina com as considerações finais. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
| Título: dc.title | O uso de produção textual como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de equilíbrio químico (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: