Recurso didático multimodal interativo para unidade curricular Cultura, Comunicação e Mídias Sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPassos, Mércia Ferreira Braz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-28T11:33:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-28T11:33:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-28-
identificador: dc.identifier.otherMercia Passos material didaticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732340-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta um material didático que tem como objetivo auxiliar professores de Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Língua Portuguesa na aplicação do componente curricular Cultura, Comunicação e Mídias Digitais, presente no Currículo de Pernambuco do Novo Ensino Médio. Como sabemos, o ensino de Sociologia desde a sua implantação no Brasil vem passando por transformações, sendo a mais recente a reforma do Ensino Médio que afetou a sua carga horária e a distribuição dos seus conteúdos. Neste sentido, no estado de Pernambuco, a complementação do tempo pedagógico da disciplina se dará dentro dos novos componentes curriculares, que se agregam às trilhas distribuídas por áreas de conhecimento. Assim, o material aqui apresentado se apoiou nos conhecimentos aportados pelas Ciências Sociais na perspectiva da oferta de um material de apoio docente para este componente curricular de modo a tornar possível a ampliação do tempo pedagógico da Sociologia dentro do novo contexto do Ensino Médio. O material didático foi construído em ambiente on-line, colocando-se como um recurso educacional livre em formato de site, assumindo suas potencialidades como recurso didático multimodal interativo, entregando para os docentes um material pronto para utilização em sala de aula. Nosso site está distribuído em três blocos: Cultura, Comunicação e Mídias Sociais. Cada bloco se subdivide em temas específicos por área e o usuário poderá visitar de forma não linear todo o conteúdo, utilizando-o de acordo com o seu próprio planejamento de aula. Cada tema apresentado traz um texto explicativo, vídeos complementares e slides didáticos para uso em sala de aula, incluindo uma sugestão de atividade para a turma. Para a idealização deste material, realizamos pesquisa exploratória com uso de formulário eletrônico junto a professores do Ensino Médio sobre as dificuldades enfrentadas diante do Novo Ensino Médio e suas trilhas de aprendizagem. Também, aplicamos questionário junto a estudantes do Ensino Médio de modo a identificar quais recursos utilizam em sua rotina de estudos. Para definição e construção dos conteúdos do site, foi realizada pesquisa bibliográfica e posterior curadoria de materiais digitais como vídeos, links, textos e imagens que contribuíssem para o conteúdo. A montagem do site na Plataforma Wix se deu com o apoio da equipe do Laboratório Multiusuários em Humanidades (Multihlab) da Fundação Joaquim Nabuco. Por fim, este trabalho quer estimular a produção de materiais com temas voltados ao ensino de Sociologia de modo a ocupar os tempos pedagógicos abertos pela nova configuração curricular estipulada pela Lei 13.415/2017.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.495 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCulturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídias Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalpt_BR
Título: dc.titleRecurso didático multimodal interativo para unidade curricular Cultura, Comunicação e Mídias Sociaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons