Maracanã em contos: um novo olhar sobre os indígenas numa aldeia paraense do século XVII.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Joana Cristina Celestino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-27T20:17:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-27T20:17:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherJoanaCristinaCelestinodeSouza_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732317-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação tem o objetivo de contribuir com o debate sobre a representação indígena nas aulas de história da Escola Estadual de Ensino Médio Izidório Francisco de Sousa, localizada no município de Maracanã, no nordeste paraense. O município tem uma rica história indígena, mas desconhece toda mobilização e articulação política e social que fizeram dos indígenas maracanaenses importantes agentes sociais durante o período colonial, sobretudo ao longo do século XVII. Por isso, este trabalho levou a discussão sobre o protagonismo indígena para aos alunos do 1° ano do ensino médio e junto a eles desenvolvemos um material paradidático capaz de dar voz aos indígenas, tantas vezes silenciados pela historiografia e pelo ensino de história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,87 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Povos Indígenas; História Indígena; Representação; Maracanã.pt_BR
Título: dc.titleMaracanã em contos: um novo olhar sobre os indígenas numa aldeia paraense do século XVII.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons