Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Vale do Taquari - Univates | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Erisnaldo Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-27T17:55:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-27T17:55:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Erisnaldo_Francisco_Reis | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732277 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No contexto de transformação no qual a educação se insere e, considerando-se as dificuldades que estudantes do Ensino Médio apresentam ao estudar aspectos da Biologia, nos quais há necessidade de aplicação de conceitos matemáticos para um entendimento profícuo, planejou-se este PE. Nesse ínterim, tem-se como objetivo de ensino, relacionar conteúdos da Matemática com a Biologia ativando o pensamento metacognitivo, com vista à compreensão da utilização da Matemática em situações biológicas, para construção do saber e reflexão acerca do processo de aprender. Para a elaboração deste PE, tomou-se por base a inquietação que foi gerada a partir das dificuldades que foram observadas nos estudantes do 3º ano do Ensino Médio em utilizar conceitos de Matemática para estudo de conteúdos de Biologia, como Genética, em específico, Genética de Populações. Nesses conteúdos eles parecem não compreender a aplicação matemática que é necessária, e por vezes, não conseguem apresentar argumentos e evidências conceituais em situações biológicas que se mostram relacionadas aos conceitos matemáticos. Ademais, entende-se que é necessário fazer com que os estudantes percebam a conexão da Biologia com outros componentes curriculares na sala de aula, especialmente, a Matemática, para que possam compreender que ela está presente no cotidiano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22243kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | metacognição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Biologia | pt_BR |
Título: dc.title | PENSAMENTO METACOGNITIVO E MATEMÁTICA EM CONCEITOS DE BIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Doutorado em Ensino de Ciências Exatas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tese de doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Erisnaldo_Francisco_Reis.pdf | 22,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732277/2/Erisnaldo_Francisco_Reis.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons