Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Lohan Galvão de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-27T16:00:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-27T16:00:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_LOHAN GALVÃO DE OLIVEIRA_2021.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732258 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante as rodas de conversa realizadas com alunos do Ifes – campus Vitória para a pesquisa “Titãs de Uma Nova Era: Discutindo sexualidade na escola com estudantes gays do Ifes”, os discentes participantes apontaram que as escolas, apesar de poderem viabilizar umaeducação que compreenda a sexualidade comouma construção cultural múltipla, inacabada e desvinculada de padrões heteronormativos, reforçam a norma e instituem violências que reafirmam o padrão heterossexual estabelecido na sociedade. Neste sentido, para estes discentes, não se deve esperar que estas instituições se posicionarão em prol de construir um processo educativo que considere a multiplicidade cultural em torno da sexualidade. Por conta disso, para estes alunos, é necessário que os próprios estudantes que não se enquadram na norma, se proponham a abordar estas temáticas na escola e até mesmo construir materiais que auxiliem no debate destes temas nestes ambientes. Dessa maneira, os discentes ressaltam que deveriam existir materiais que facilitem este processo na escola. Nesta perspectiva, eles ainda apontam para um produto educacional que envolva tecnologias de comunicação como o celular, o Youtube, documentários e filmes, já que todos estes meios possibilitariam fácil acesso ao tema tratado. Além disso, estas plataformas possibilitariam também debates que estariam em constante transformação e ampliação das perspectivas em torno da sexualidade, já que estas tecnologias facilitam a construção de materiais que estejam sempre em constante transformação. Contemplando assim, Louro (2003), que aponta que é necessário que os discursos sobre sexualidade nas escolas sejam sempre questionados e estejam sempre em transformação. Os sujeitos também ressaltam que este material deve abordar temas que influenciam diretamente sobre as questões ligadas a sexualidade e a homofobia. Para mais, o produto também deve conter informações que auxiliem na compreensão da própria sexualidade e dos discursos em torno dela. Sendo assim, os discentes apontam para produtos que permitam a troca de experiências e culturas entre discentes e sujeitos não heteronormativos, estejam eles inseridos num contexto escolar ou não. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,34 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola; Sexualidade; Educação; Heteronormativo; Identidade | pt_BR |
Título: dc.title | POD.E.SEX: UM PODCAST SOBRE EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons