Representação étnico-racial nos livros didáticos de ciências da natureza (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Mario Olavo da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorPessano, Edward Frederico Castro-
Autor(es): dc.contributor.authorRutz, Karla Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Mara Aparecida De Miranda Batista-
Autor(es): dc.contributor.authorFolmer, Vanderlei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-26T17:18:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-26T17:18:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732198-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi organizada e construída a partir de inquietação que surge em nós como professores de educação básica, que é a dúvida de onde estão os alunos negros e como os negros são tratados pelos materiais didáticos. Segundo alguns estudos realizados a população negra chega a 51% da população brasileira, mas afasta-se dos bancos escolares. Nos educandários, temos os elementos chaves para processo de ensino-aprendizagem ocorrer, ou seja, professor, livros didáticos, alunos e espaços de aprendizagem, é neste lugar onde devemos propiciar situações de igualdade, levando a construção de ações que desenvolvam a cidadania de todos os envolvidos, em especial dos menos favorecidos. Buscamos responder ao seguinte problema identificar a (in) existência da presença do negro nos livros didáticos de Ciências da Natureza, (Biologia, Física e Química) no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental. Utilizados nas escolas públicas, aprovados pelo PNLD. Verificamos a presença da figura do negro e como esta imagem é mostrada. Nosso processo metodológico foi uma análise de caráter observacional, buscando a contagem do número de imagens que representam negros. Realizamos uma comparação entre as imagens de negros, brancos e índios. Em nossos resultados percebemos que nos livros didáticos de Ciências e Ciências da Natureza que são indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático, ainda persiste uma ausência do povo negro, até existem imagens de negros, mas muito menos ao ser comparado com as imagens dos brancos, pensamos que isto pode acarretar em um auxílio na construção da ideia de preconceito e racismo, pois não mostra as influências da cultura africana, bem como não nos mostra os prováveis cientistas negros que influenciaram nossa sociedade, ou que estão neste momento auxiliando no desenvolvimento tecnológico e científico. As imagens de negros quando existem, muitas vezes colocam o branco em uma situação de inferioridade, comparado com o branco, retratando uma situação social vivida pelo ser negro ao longo do século XX.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Título: dc.titleRepresentação étnico-racial nos livros didáticos de ciências da natureza (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais