Projetos em língua adicional online: trabalho colaborativo e construção de aprendizagens (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorWebber, Nancibel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-26T15:40:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-26T15:40:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-18-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732177-
Resumo: dc.description.abstractA construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências são processos úteis e necessários em todas as áreas, mas a educação é mais do que isso! Como nos ensina um famoso relatório que profetizou os quatro pilares da educação para o século XXI no final dos anos noventa (DELORS, 1996), a educação se torna um tesouro quando conduz a “aprender a aprender” enquanto se “aprende a fazer”, num processo que permite “aprender a ser” quem somos e decidimos ser, e, principalmente, “aprender a viver juntos”. Independente de qual seja o método ou abordagem de ensino adotado em um curso ou disciplina, o certo é que os projetos colaborativos funcionam como estratégia pedagógica capaz de promover os quatro pilares integrados, convidando os estudantes a envolver-se em um empreendimento comum para alcançar algo que é bom para todos. Projetos funcionam como instâncias educativas em que os estudantes aprendem a vincular metas próprias a objetivos coletivos (MACHADO, 2004), aprendendo a desenvolver juntos um plano por eles elaborado, participando livre e espontaneamente como pessoas e sujeitos que são, enquanto desfrutam de estarem juntos, processo pelo qual vão aprendendo os conhecimentos que se mostram relevantes. Por isso, projetos colaborativos podem proporcionar oportunidades para a aprendizagem, o desenvolvimento de competências gerais e específicas, a construção de conhecimentos e a aquisição de modos de aprender trabalhando juntos. Mas os projetos genuínos são atividades tão dinâmicas e flexíveis que às vezes tomam rumos diferentes do que é pensado inicialmente pelo professor, ou tomam proporções impensadas pela instituição de ensino. Neste caso, torna-se importante para os docentes desenvolver a competência de coordenar projetos, aprendendo a organizar o processo de modo que os participantes se sintam acolhidos em um ambiente de apoio mútuo e que não sejam tolhidos em sua criatividade e motivação. Na modalidade presencial, a realização de um projeto colaborativo é um empreendimento que implica alguns riscos, já que a proposta pode desencadear todo um processo não previsto pelo docente, suscitando a necessidade de reflexão e ajuste constantes; tanto é que muitas vezes a instituição educativa acaba optando por não investir neste tipo de atividade, principalmente se os projetos envolvem muitos atores e diferentes disciplinas. Se os projetos colaborativos envolvem diversos desafios na modalidade presencial, em que a presença dos participantes num mesmo espaço permite um maior controle do processo, o que dizer sobre estes projetos quando se trata de educação na modalidade online? Motivada pela necessidade de adaptar a experiência de projetos colaborativos presenciais para contribuir a uma proposta de projetos colaborativos na modalidade online, visando multiplicar as possibilidades de aquisição e expansão do idioma português como língua adicional, realizei a pesquisa registrada na dissertação de mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob o título “O Trabalho Colaborativo Online em um Projeto de Aprendizagem de Língua Adicional”, publicada em 2015 e disponível no repositório digital Lume UFRGS. Na pesquisa, tratei de descobrir se os participantes de um curso online de língua adicional para o intercâmbio acadêmico se orientam para o trabalho conjunto, de que modo se organizam nas situações que requerem colaboração, o que impulsiona o trabalho colaborativo e quais as aprendizagens resultantes da participação no projeto. A pesquisa revelou um processo de convergência dos estudantes em espaços virtuais compartilhados, em que trabalharam juntos no desenvolvimento de um projeto contextualizado e relevante. O processo relatado pode inspirar a realização de infinitos projetos para a aquisição e expansão da língua adicional na modalidade online. O avanço da tecnologia digital vem ampliando cada vez mais as possibilidades de comunicação e circulação de informação, facilitando o acesso a diferentes opções educativas e permitindo encontrar pessoas que compartilham os mesmos interesses. Hoje, a tecnologia atual permite a criação de comunidades virtuais análogas às instituições educativas presenciais tradicionais, na medida em que se dedicam à aprendizagem e aprofundamento em temas de compartilhado, abrindo espaço para novas formas de aquisição de competências e construção do conhecimento. As transformações sociais impulsionadas por estes avanços tecnológicos interpelam a todos os que de algum modo se sentem comprometidos com a educação, desafiando-nos a encontrar soluções educativas mais adequadas à realidade atual. Pela tecnologia atual, é possível obter informação, construir conhecimento, organizá-lo e compartilhá-lo com outros, gerando processos dialógicos e criativos. O ensino online não pode substituir os processos educativos presenciais no que se refere ao contato humano presencial ou o trabalho artesanal, mas pode aproximar-se a esses processos, complementá-los ou intensificá-los. A experiência que recupero neste livro se realizou em um curso de Português como Língua Adicional para estudantes estrangeiros que se preparavam para o intercâmbio acadêmico na UFRGS. O curso visa à preparação linguística e sociocultural dos estudantes para o intercâmbio e se realiza na modalidade online durante um período que antecede o descolamento dos estudantes ao local de intercâmbio. A pesquisa se realizou durante a primeira edição do curso em que foi proposto um projeto colaborativo desenvolvido totalmente online pelos participantes, proporcionando um antecedente na intensificação de estratégias para promover o trabalho colaborativo como contexto de aprendizagem. O primeiro capítulo contextualiza a experiência relatada, apresentando o curso de língua adicional online para estudantes de intercâmbio. No segundo capítulo, apresento o construto teórico que fundamenta o enfoque de projetos para a aquisição e expansão da língua adicional através dos gêneros do discurso, e a perspectiva teórica do trabalho colaborativo como potencializador de aprendizagens. O terceiro capítulo revela as atividades realizadas pelos participantes no desenvolvimento do projeto. O quarto capítulo aproxima à compreensão da situação colaborativa, revelando aspectos que favoreceram o trabalho colaborativo e o uso da língua portuguesa. Nas considerações finais, sintetizo as contribuições sobre projetos colaborativos em cursos de língua adicional online. A publicação do livro poderá reforçar a possibilidade de potencializar o trabalho colaborativo a partir do encontro dos participantes em espaços virtuais compartilhados. A expectativa do livro é inspirar professores que atuam na modalidade online ou híbrida a criar propostas inovadoras de projetos cujo desenvolvimento requer a colaboração e uso da linguagem, da qual os seres humanos somos dotados para comunicar-nos e realizar coisas juntos, aproveitando as infinitas possibilidades tecnológicas que não sessam de surgir e a facilidade que os jovens têm de explorar essas tecnologias.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleProjetos em língua adicional online: trabalho colaborativo e construção de aprendizagens (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais