Análise dos estudos sobre práticas interventivas para as dispraxias em crianças diagnosticadas com autismo na educação infantil (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorDias, Fabiana de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-26T13:51:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-26T13:51:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732117-
Resumo: dc.description.abstractFalar sobre TEA e educação infantil temas tão submersos e ao mesmo tempo tão importantes para a atualidade propõe reflexões para que se possa desmistificar questões relacionada a autismo e metodologias de ensino que sejam suficientemente inclusivas. O atendimento sistematizado em sala de aula e inclusivo exige dos professores um complexo e avançado conhecimento a respeito das principais intervenções realizadas, para isso torna-se fundamental que o profissional professor tenha conhecimentos prévios que os capacitem para realizar um atendimento inclusivo e de qualidade. Esse estudo é composto de uma sequência de títulos que propõe algumas reflexões referentes aos temas, autismo, dispraxia e educação infantil. Para o referencial teórico o estudo contou com a contribuição de alguns pesquisadores como Missiuna (1994, 2003 e 2006), APA (2013), Bosa (2006), Klin (2006), apoiaram também as discussões os documentos oficiais sobre inclusão principalmente a lei 12.764/12 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Como referencial teórico metodológico a pesquisa se embasou nos estudos de Sampaio e Mancinni (2007) que descrevem o tipo de pesquisa escolhido e adotado no estudo. No que tange aos procedimentos metodológicos essa pesquisa utilizou-se dos passos da revisão sistemática de literatura descrita pelo grupo Chocrane. Ao abordar as dispraxias nos autistas e a inclusão destes alunos no ensino regular, este estudo fará menção, no Capítulo 1, sobre a definição de conceitos como dispraxia, autismo, inclusão e educação e dispraxia. No capítulo 2, será descrito a metodologia do estudo, com detalhamento do delineamento da revisão sistemática da literatura. O capítulo 3 tratará da análise e discussão dos dados encontrados. Por fim, serão feitas as considerações finais, apontando limitações do estudo bem como encaminhamentos para novas pesquisas. Seguindo-se as referências e anexos. Espero que esse estudo possa apoiar o trabalho de todos os professores que lidam diariamente com situações conflitantes, e de grande importância para sociedade em geral, e que esse possa de alguma forma estar contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento profissional. Boa leitura.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Título: dc.titleAnálise dos estudos sobre práticas interventivas para as dispraxias em crianças diagnosticadas com autismo na educação infantil (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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