
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Bernardo, Sueli Jorge da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-26T13:20:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-26T13:20:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732097 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Em agosto de 2018, ingressamos no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu- PPGE da UPE Mata Norte e, na qualidade de mestranda, tivemos, na ocasião da seleção, que apresentar um Pré-Projeto para Linha de Pesquisa Formação de Professor. Optamos, então, por continuar trabalhando com a Comunidade Quilombola de Trigueiros, localizada no Município de Vicência, como detalharemos no decorrer desse livro cartoneiro, produto final da nossa pesquisa de Campo, cujo projeto tinha inicialmente por título: A valorização do Conhecimento Quilombola por meio da Prática Pedagógica com Narrativas Orais Curtas. Ressaltamos que o projeto em questão, orientado pela Profa. Dra. Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, foi encaminhado ao Comitê de Ética e obteve aprovação, conforme CAAE número 10381310700005207. Após a aprovação pelo Conselho de Ética em decorrência da Pandemia, COVID 19, tivemos que alterar o produto final do trabalho que seria, após as oficinas de Formação dos Professores, acompanharmos o trabalho pedagógico com os alunos, os quais, a partir das narrativas orais colhidas nas entrevistas com os moradores mais antigos do Quilombo de Trigueiros, produziriam contos sobre os temas que mais lhes chamassem a atenção, sendo esse o produto final a ser publicado. Contudo, o isolamento social, oficialmente aprovado em 18 de março de 2020, no Estado de Pernambuco, nos impediu de finalizar essa proposta, tendo nossa intervenção sido interrompida, o que exigiu a mudança do título da dissertação para A formação de professores e a memória quilombola: uma intervenção pedagógica na comunidade de Trigueiros-PE. Salientamos que, a partir desse momento, passamos a contar com a co-orientação do Prof. Dr. José Jacinto dos Santos Filho. Em decorrência dessas alterações, resolvemos que o produto final a ser publicado seriam as entrevistas com os moradores da Comunidade Quilombola, as quais, após serem analisadas, poderão ser utilizadas em propostas didáticas que tenham por finalidade levar todas as Escolas da Gerência Regional da Mata Norte, em especial as Escolas de Vicência, a discutir a importância da preservação da memória e da identidade do povo Quilombola de Trigueiros, partindo das entrevistas transcritas, seguidas de comentários analíticos. Esperamos que esse produto contribua para criação de propostas pedagógicas, por parte da equipe técnica pedagógica e coordenação de ensino da secretaria de educação, em especial do Município de Vicência, que promovam a preservação da identidade e da memória da Comunidade Quilombola Trigueiros, uma vez que, excetuando o lócus da pesquisa, as demais escolas não incluíram ainda em seus currículos eixos que contemplem essa discussão, apesar de Trigueiros se encontrar tão próxima daqueles que trabalham na área de educação na Região da Mata Norte. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Quilombos | pt_BR |
| Título: dc.title | Quilombo de Trigueiros e suas narrativas memoráveis (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| quilombo-de-trigueiros-e-suas-narrativas-memoraveis.pdf | 9,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732097/1/quilombo-de-trigueiros-e-suas-narrativas-memoraveis.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: