Espiral de Ensino: Produto Educacional para Elaborar e Melhorar a Sequência Didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURI - Campus de Santo Ângelopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Denizard-
Autor(es): dc.contributor.authorKieckow, Flavio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-23T20:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-23T20:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-
identificador: dc.identifier.otherEspiral de Ensinopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731979-
Resumo: dc.description.abstractO Método da Espiral de Ensino é um Produto Educacional que permite ao docente preparar suas estratégias didáticas, avaliá-las e alterá-las. Busca a consolidação da sequência didática (SD) para o mesmo semestre ou para semestres seguintes. É elaborado para os cursos de engenharias, em especial para as disciplinas profissionalizantes. Contempla a interdisciplinaridade. Prevê a interatividade entre professor e aluno (ensinagem) na revisão/construção da Sequência Didática. O Método foi desenvolvido a partir a dissertação de mestrado “MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CONCRETO PROTENDIDO” do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico da URI – Campus de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica deste Produto tem por base a Aprendizagem Significativa (AS), essencial para formação de um bom profissional em qualquer área de atuação. No entanto, a SD aqui apresentada é direcionada para o ensino da Engenharia Civil, mais especificamente a disciplina de Concreto Protendido. O método utiliza ainda os princípios da melhoria contínua e os mapas conceituais para avaliação da aprendizagem. É inspirada na Espiral de Projeto Naval que é uma adaptação da espiral Arquimedes. Na Espiral de Ensino (como na naval) o passo de cada ciclo é variável, determinando o “Gap” entre a situação desejada e a avaliada. O processo inclui a participação dos estudantes nas ações corretivas e preventivas da própria sequência didática em uso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent923 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação do Aprendizadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspiral de Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleEspiral de Ensino: Produto Educacional para Elaborar e Melhorar a Sequência Didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEngenharia Civilpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineConcreto Protendidopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons