Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | URI - Campus de Santo Ângelo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Denizard | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kieckow, Flavio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-23T20:37:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-23T20:37:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Espiral de Ensino | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731979 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Método da Espiral de Ensino é um Produto Educacional que permite ao docente preparar suas estratégias didáticas, avaliá-las e alterá-las. Busca a consolidação da sequência didática (SD) para o mesmo semestre ou para semestres seguintes. É elaborado para os cursos de engenharias, em especial para as disciplinas profissionalizantes. Contempla a interdisciplinaridade. Prevê a interatividade entre professor e aluno (ensinagem) na revisão/construção da Sequência Didática. O Método foi desenvolvido a partir a dissertação de mestrado “MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CONCRETO PROTENDIDO” do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico da URI – Campus de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica deste Produto tem por base a Aprendizagem Significativa (AS), essencial para formação de um bom profissional em qualquer área de atuação. No entanto, a SD aqui apresentada é direcionada para o ensino da Engenharia Civil, mais especificamente a disciplina de Concreto Protendido. O método utiliza ainda os princípios da melhoria contínua e os mapas conceituais para avaliação da aprendizagem. É inspirada na Espiral de Projeto Naval que é uma adaptação da espiral Arquimedes. Na Espiral de Ensino (como na naval) o passo de cada ciclo é variável, determinando o “Gap” entre a situação desejada e a avaliada. O processo inclui a participação dos estudantes nas ações corretivas e preventivas da própria sequência didática em uso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 923 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação do Aprendizado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espiral de Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Espiral de Ensino: Produto Educacional para Elaborar e Melhorar a Sequência Didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Engenharia Civil | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Concreto Protendido | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ESPIRAL DE ENSINO.pdf | 922,8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731979/2/ESPIRAL DE ENSINO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons