Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Fernanda Bezerra Mateus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Andiara Pereira dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Cácia Samira de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Hara Dessano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Veruska Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-23T12:32:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-23T12:32:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731977 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezadas leitoras e prezados leitores, É com grande prazer que apresento este e-book que traz uma proposta inovadora para o ensino de Física, óptica geométrica, para estudantes com deficiência visual. A educação inclusiva é um tema cada vez mais relevante na sociedade atual. No entanto, a carência de metodologias de ensino para a formação dos atuais e futuros professores, aliada à pouca quantidade e variedade de materiais didáticos adaptados, são um dos principais desafios enfrentados por estudantes com deficiência. Infelizmente, muitos cursos de licenciatura ainda não oferecem, no que se refere ao ensino inclusivo, uma formação adequada aos futuros professores. Esta lacuna na formação pode resultar em preconceitos e exclusão de estudantes com deficiência visual no ambiente escolar. Considerando essa realidade, este e-book traz uma proposta com diferentes estratégias didáticas, utilizando o multiplano, ferramenta que explora o ensino multissensorial, proporcionando uma aprendizagem mais significativa aos estudantes com deficiência visual. A partir da sequência didática apresentada busca-se incentivar o protagonismo desses estudantes no processo ensinoaprendizagem, permitindo que eles sejam agentes ativos de tal forma que possam, inclusive, colaborar para que a sequência didática seja aprimorada. Porque fazer uma educação inclusiva é fazer junto com a pessoa com deficiência. Acredito que este livro vai contribuir para a formação de professores mais capacitados e mais sensíveis na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de óptica geométrica: uma proposta de sequência didática inclusiva para deficientes visuais (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: