
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Barreiro, Fernanda Barreto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-22T19:21:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-22T19:21:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-27 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731955 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho vem com o objetivo de provocar uma mudança de hábitos, tanto na visão da comunidade escolar, quanto dos alunos, dos professores e dos profissionais da área de educação física, por meio da utilização das diversas ferramentas que a educação física escolar possui e que podem melhorar o aprendizado, as quais muitas vezes não são utilizadas para a formação do indivíduo. O estudo foi divido em 5 capítulos, sendo que o primeiro realizou uma retrospectiva histórica da educação física em sua atuação, para que possamos entender as diversas tendências seguidas nas escolas pelos profissionais da área. No capítulo 2, analisou-se a utilização do esporte pedagógico como possibilidade para o desenvolvimento físico e cógnito do individuo. No capítulo 3, foram abordados as possibilidades e caminhos no pensar da educação física na escola, através do trabalho interdisciplinar, utilizando o jogo como estratégia lúdica e ultrapassando os empecilhos existentes nas escolas para o perfeito funcionalmento da disciplina Educação Física. A metodologia, apresentada no capítulo 4, contou com a abordagem de pesquisa social, qualitativa e quantitativa. A pesquisa faz parte da vida do pesquisador e é agente transformador da sua realidade. Realizou-se uma pesquisa com os alunos e professores de uma escola municipal, na cidade de Lauro de Freitas, no Bairro de Itinga; escola com um índice de agressividade muito grande, na qual o trafico de drogas é atuante, portanto necessita urgentemente do esporte como agente transformador da realidade atual dessa comunidade tão carente. A analise dos dados finaliza o capítulo 5, através de questionários aplicados durante as aulas de educação física, sendo os resultados fiéis aos questionamentos feitos, obedecendo e respeitando o anonimato de cada um que assim desejou. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | pt_BR |
| Título: dc.title | Para além de uma educação física escolar: mediação pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: