POVO NEGRO: RACISMO, APAGAMENTO IDENTITÁRIO E A INVIABILIZAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Lívia Barbosa Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-22T00:32:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-22T00:32:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistaeletronicaamplamente.com/v1n4-18-
identificador: dc.identifier.otherPOVO NEGRO: RACISMO, APAGAMENTO IDENTITÁRIO E A INVIABILIZAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731926-
Resumo: dc.description.abstractNeste artigo, argumento que os pesquisadores podem usar a análise dos espaços raciais para entender e enquadrar como os professores reconhecem e resistem ao racismo estrutural. Dessa forma, foi realizado uma revisão de literatura qualitativa, afim de se compreender a literatura acerca da visão educacional dos docentes quanto aos espaços de resistência racial. O discurso alocrônico normaliza as condições desiguais em escolas racialmente segregadas, ocultando o fato de que essas condições são efeitos de políticas específicas e fazendo com que pareçam fatos da vida inquestionáveis e tidos como certos. Uma compreensão racialmente liberal de raça apenas se concentra no racismo “como um desafio psicológico e interpessoal” relacionado ao preconceito. Esse entendimento apenas aborda o racismo ao focar nas percepções individuais específicas de pessoas de cor e falha em abordar o racismo como um problema estrutural enraizado em nosso sistema econômico e político. Importante para a análise é entender que a raça é um meio de controlar a distribuição de recursos. Mais pesquisas são necessárias para entender como os professores podem resistir à supremacia branca em suas salas de aula e, ao mesmo tempo, ensinar seus alunos a lidar com a supremacia branca que enfrentarão em outros ambientes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Racismo. Espaços Raciais.pt_BR
Título: dc.titlePOVO NEGRO: RACISMO, APAGAMENTO IDENTITÁRIO E A INVIABILIZAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons