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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Lívia Barbosa Pacheco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-22T00:32:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-22T00:32:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistaeletronicaamplamente.com/v1n4-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | POVO NEGRO: RACISMO, APAGAMENTO IDENTITÁRIO E A INVIABILIZAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731926 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste artigo, argumento que os pesquisadores podem usar a análise dos espaços raciais para entender e enquadrar como os professores reconhecem e resistem ao racismo estrutural. Dessa forma, foi realizado uma revisão de literatura qualitativa, afim de se compreender a literatura acerca da visão educacional dos docentes quanto aos espaços de resistência racial. O discurso alocrônico normaliza as condições desiguais em escolas racialmente segregadas, ocultando o fato de que essas condições são efeitos de políticas específicas e fazendo com que pareçam fatos da vida inquestionáveis e tidos como certos. Uma compreensão racialmente liberal de raça apenas se concentra no racismo “como um desafio psicológico e interpessoal” relacionado ao preconceito. Esse entendimento apenas aborda o racismo ao focar nas percepções individuais específicas de pessoas de cor e falha em abordar o racismo como um problema estrutural enraizado em nosso sistema econômico e político. Importante para a análise é entender que a raça é um meio de controlar a distribuição de recursos. Mais pesquisas são necessárias para entender como os professores podem resistir à supremacia branca em suas salas de aula e, ao mesmo tempo, ensinar seus alunos a lidar com a supremacia branca que enfrentarão em outros ambientes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. Racismo. Espaços Raciais. | pt_BR |
Título: dc.title | POVO NEGRO: RACISMO, APAGAMENTO IDENTITÁRIO E A INVIABILIZAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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