Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, José Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-21T22:12:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-21T22:12:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de seno, cosseno e tangente em ambientes dinâmicos - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731913 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como propósito apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo é investigar a potencialidade de uma sequência didática na aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo, funções seno, cosseno e tangente, utilizando um software livre denominado de Geogebra. Para isso, a sequência proposta será aplicada, como uma alternativa para o ensino da trigonometria, com alunos do ensino Médio, do Instituto Federal de Educação do Maranhão, em São Luís, no Campus Monte Castelo. Os sujeitos foram 35 alunos (que foram divididos em dois grupos) do segundo ano do ensino médio. Como objeto de análise, foi utilizada uma sequência didática com 12 atividades. A metodologia de investigação adotada foi a teoria da Instrumentação de Rabardel, teoria de Representações Semiótica de Duval como metodologia de ensino e a Análise Microgenética como metodologia de pesquisa. Os dados obtidos a partir de revisões bibliográficas, referenciais teóricos e autores serviu de subsídio para a construção das 12 atividades da sequência didática, para a aprendizagem das definições das razões trigonométricas no triângulo retângulo, das funções seno, cosseno e tangente. Os resultados da pesquisa a partir dos registros escritos e das vozes gravadas nos mostram que a aprendizagem dos alunos/participantes foi gradativa e que os sujeitos tiveram resultados satisfatórios, pois apontam que as atividades no aplicativo Geogebra foi um recurso didático que tornou as atividades mais dinâmicas, favorecendo a construção da aprendizagem em relação aos conteúdos propostos. Assim, concluímos que a aprendizagem dos sujeitos envolvidos com o nosso objeto de estudo demonstrou pelo menos dois registros de representação, fazendo-os se sentirem motivados a criarem possibilidades de soluções de problemas. Essa dissertação gerou uma Produto Educacional que vai em anexo, e que foi publicado à parte e está disponibilizado no Educapes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13000 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Seno | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Cosseno | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Tangente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Dinâmica | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de seno, cosseno e tangente em ambientes dinâmicos - Dissertação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação José Henrique Pereira.pdf | 13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731913/1/Dissertação José Henrique Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: