Ensino de seno, cosseno e tangente em ambientes dinâmicos - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, José Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-21T22:12:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-21T22:12:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-21-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de seno, cosseno e tangente em ambientes dinâmicos - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731913-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo é investigar a potencialidade de uma sequência didática na aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo, funções seno, cosseno e tangente, utilizando um software livre denominado de Geogebra. Para isso, a sequência proposta será aplicada, como uma alternativa para o ensino da trigonometria, com alunos do ensino Médio, do Instituto Federal de Educação do Maranhão, em São Luís, no Campus Monte Castelo. Os sujeitos foram 35 alunos (que foram divididos em dois grupos) do segundo ano do ensino médio. Como objeto de análise, foi utilizada uma sequência didática com 12 atividades. A metodologia de investigação adotada foi a teoria da Instrumentação de Rabardel, teoria de Representações Semiótica de Duval como metodologia de ensino e a Análise Microgenética como metodologia de pesquisa. Os dados obtidos a partir de revisões bibliográficas, referenciais teóricos e autores serviu de subsídio para a construção das 12 atividades da sequência didática, para a aprendizagem das definições das razões trigonométricas no triângulo retângulo, das funções seno, cosseno e tangente. Os resultados da pesquisa a partir dos registros escritos e das vozes gravadas nos mostram que a aprendizagem dos alunos/participantes foi gradativa e que os sujeitos tiveram resultados satisfatórios, pois apontam que as atividades no aplicativo Geogebra foi um recurso didático que tornou as atividades mais dinâmicas, favorecendo a construção da aprendizagem em relação aos conteúdos propostos. Assim, concluímos que a aprendizagem dos sujeitos envolvidos com o nosso objeto de estudo demonstrou pelo menos dois registros de representação, fazendo-os se sentirem motivados a criarem possibilidades de soluções de problemas. Essa dissertação gerou uma Produto Educacional que vai em anexo, e que foi publicado à parte e está disponibilizado no Educapes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13000pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Senopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Cossenopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Tangentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Dinâmicapt_BR
Título: dc.titleEnsino de seno, cosseno e tangente em ambientes dinâmicos - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais