Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, William Barroso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Eliza Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-21T22:00:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-21T22:00:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atividades para o Ensino de Poliedros com o Uso do Geogebra - Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731912 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional faz parte da dissertação O ensino de poliedros a partir de elementos do cotidiano do aluno de Melo (2023) que teve como proposta o uso do aplicativo GeoGebra para o ensino de poliedros, dentre os assuntos, áreas laterais e das bases, volume, convexidade, relação de Euler e planificação. Pois, a experiência em sala de aula da rede pública mostra que há uma dificuldade entre os alunos de entenderem os conteúdos de maneira conceitual, de compreenderem e de utilizarem as fórmulas e relações e insegurança quando desafiados em problemas e atividades que busquem o raciocínio para sua resolução. A visualização de objetos geométricos espaciais em livros e no quadro e o método tradicional que não constrói o conhecimento dificultam o processo de aprendizagem e a tecnologia é uma ferramenta de auxílio nesse momento para que haja efetiva aprendizagem por meio de uma nova proposta de ensino que busca visualização da geometria espacial de forma inequívoca. Dessa forma, a princípio o que pode parecer algo inconcebível, o uso de aparelhos celulares em sala de aula, pode se transformar numa ferramenta poderosa de aprendizagem se usada de maneira favorável para o ensino e aprendizagem. Durante o período de experimentação, utilizamos aparelhos celulares conhecidos por smartphones, pois buscamos usar o aplicativo simultaneamente a aplicação da sequência didática. Vale ressaltar a dificuldade de uso de computadores para atividades que utilizem meios tecnológicos em sua ação devido a não existência de computadores para tal finalidade, ou a pouca quantidade ou, ainda, sucateio dos poucos recursos que existem, o que torna um grande desafio para os professores que busquem trabalhar dessa forma. Além disso, podemos mencionar comentários vindos de outros professores sobre eles mesmos terem dificuldades de uso das ferramentas disponíveis, sejam os computadores, sejam os aplicativos, dentre outras. Essa repulsa demonstra despreparo entre os professores para este campo além, é claro, de outros dificultadores mencionados anteriormente. Na época da minha graduação, em 2014, pude fazer uma disciplina chamada de Informática e matemática, em que pude iniciar o meu contato com aplicações voltadas para o ensino e aprendizagem matemática. Tivemos a oportunidade de aprender um pouco, por exemplo, sobre o GeoGebra, Winplot, Maple 13, entre outros. Ademais, já no curso de mestrado, voltei a ter contato com algumas aplicações, em especial, com o GeoGebra novamente e me chamou atenção a quantidade de melhorias que foram feitas nessa ferramenta. A disciplina mencionada foi Tencologias de Informática no Ensino de Matemática, a qual tivemos a proposta de manipular o GeoGebra, o Scratch e criar aplicativos educativos com o App Inventor. Sendo assim, a experiência adquirida durante esses anos de formação e de trabalho me fizeram unir os conhecimentos adquiridos com a proposta de ensinar matemática dessa forma. Daí, surge a proposta de ensino de poliedros com uso da ferramenta GeoGebra. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4712 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poliedros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Atividades para o Ensino de Poliedros com o Uso do Geogebra - Produto Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
William Barroso Melo Produto Educacional.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731912/1/William Barroso Melo Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: