
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SUSZEK, IIvan José | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FRANÇA, Maria Cristina Caminha de Castilhos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-21T17:36:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-21T17:36:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Ivan ProfEPT | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731898 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Educação Profissional e Tecnológica teve um grande avanço a partir da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no ano de 2008. Ainda há, no entanto, muito a se estudar para melhorar os processos de acesso, permanência e êxito dos estudantes que incorporam o dia a dia destas instituições. Este produto educacional foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória com relação aos objetivos. Os procedimentos foram ao encontro de uma pesquisa interpretativa e contam com a complementaridade de dados quantitativos disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha e na Coordenação de Registros Acadêmicos do IFRS Campus Erechim. Nesse sentido, o objeto de estudo tratou sobre acesso, permanência e êxito dos discentes que ingressam via processo seletivo regular e estão vinculados ao Programa de Reabilitação Profissional demandado pelo INSS. Estes estudantes buscam os cursos técnicos subsequentes de nível médio do IFRS Campus Erechim, sob direcionamento do próprio INSS. Deste modo, buscou-se saber sobre o desempenho e quais as perspectivas que levam à retenção e/ou evasão dos referidos discentes. Assim, a história em quadrinhos foi desenvolvida com um olhar sobre esse trabalhador incapacitado para a atividade anterior e suas condições e aspectos específicos, tendo em vista que a readaptação profissional visa à reinserção no mercado de trabalho. Desta maneira, estabelecer estratégias organizacionais para acesso, permanência e êxito destes discentes, possibilita também que, neste programa de reabilitação, aliado à educação profissional, haja a possibilidade de um olhar diferente sob os aspectos do mundo do trabalho. Nesta direção, reafirma-se a missão institucional de proporcionar uma formação integral com vistas a uma emancipação humana, apoiada nos referenciais da ciência, cultura, tecnologia e trabalho que são elementos do Programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT). Como resultado é apresentado um produto educacional lúdico e que interage nas perspectivais da educação, do trabalho e da inclusão social, criando alternativas para o acesso, permanência e êxito dos discentes com vínculo ao Programa de Reabilitação Profissional. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Acesso Permanência e Êxito | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa de Reabilitação Profissional do INSS | pt_BR |
| Título: dc.title | Diálogo sobre os caminhos para acesso, permanência e êxito dos segurados do INSS em cursos técnicos do IFRS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas de Pesquisa Orientada | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Animação | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional Ivan ProfEPT.pdf | História em Quadrinhos Permanência e Êxito | 4.22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731898/2/Produto educacional Ivan ProfEPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons