Diálogo sobre os caminhos para acesso, permanência e êxito dos segurados do INSS em cursos técnicos do IFRS

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSUSZEK, IIvan José-
Autor(es): dc.contributor.authorFRANÇA, Maria Cristina Caminha de Castilhos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-21T17:36:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-21T17:36:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-14-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Ivan ProfEPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731898-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Profissional e Tecnológica teve um grande avanço a partir da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no ano de 2008. Ainda há, no entanto, muito a se estudar para melhorar os processos de acesso, permanência e êxito dos estudantes que incorporam o dia a dia destas instituições. Este produto educacional foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória com relação aos objetivos. Os procedimentos foram ao encontro de uma pesquisa interpretativa e contam com a complementaridade de dados quantitativos disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha e na Coordenação de Registros Acadêmicos do IFRS Campus Erechim. Nesse sentido, o objeto de estudo tratou sobre acesso, permanência e êxito dos discentes que ingressam via processo seletivo regular e estão vinculados ao Programa de Reabilitação Profissional demandado pelo INSS. Estes estudantes buscam os cursos técnicos subsequentes de nível médio do IFRS Campus Erechim, sob direcionamento do próprio INSS. Deste modo, buscou-se saber sobre o desempenho e quais as perspectivas que levam à retenção e/ou evasão dos referidos discentes. Assim, a história em quadrinhos foi desenvolvida com um olhar sobre esse trabalhador incapacitado para a atividade anterior e suas condições e aspectos específicos, tendo em vista que a readaptação profissional visa à reinserção no mercado de trabalho. Desta maneira, estabelecer estratégias organizacionais para acesso, permanência e êxito destes discentes, possibilita também que, neste programa de reabilitação, aliado à educação profissional, haja a possibilidade de um olhar diferente sob os aspectos do mundo do trabalho. Nesta direção, reafirma-se a missão institucional de proporcionar uma formação integral com vistas a uma emancipação humana, apoiada nos referenciais da ciência, cultura, tecnologia e trabalho que são elementos do Programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT). Como resultado é apresentado um produto educacional lúdico e que interage nas perspectivais da educação, do trabalho e da inclusão social, criando alternativas para o acesso, permanência e êxito dos discentes com vínculo ao Programa de Reabilitação Profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcesso Permanência e Êxitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Reabilitação Profissional do INSSpt_BR
Título: dc.titleDiálogo sobre os caminhos para acesso, permanência e êxito dos segurados do INSS em cursos técnicos do IFRSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Animação

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