Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Danyelle Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-20T22:35:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-20T22:35:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistaeletronicaamplamente.com/v1n1-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO NOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731839 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) impactou de maneira significativa a população, com implicações diretas no cotidiano e na saúde mental, especialmente em alunos de pós-graduação. Este trabalho teve como objetivo identificar dados sociodemográficas, a percepção sobre isolamento social e os níveis da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse-21 (DASS-21), em estudantes de pós-graduação durante a pandemia da COVID-19. A coleta de dados foi realizada por um questionário Google Form® com estudantes matriculados em uma Instituição de Ensino Superior com dados sociodemográficos, percepção sobre isolamento social e DASS-21. A amostra foi composta por 126 estudantes, sendo a maioria mestrandos, do sexo feminino, de cor branca, com a idade entre 31 a 35 anos e solteiros. Durante o isolamento social maior parte dos alunos passaram a trabalhar totalmente em Home Office, em locais inadequados para o trabalho remoto, com acesso regular à internet e dificuldades financeiras. Na caracterização dos níveis nas escalas da DASS-21 para o total da amostra, verificou-se que 13,49%, 3,97% e 7,14% pontuaram para um nível extremamente severo, respectivamente, de estresse, depressão e ansiedade. Vale ressaltar que as mulheres apresentaram classificações mais intensas do que o homem, principalmente na sintomatologia de estresse. A partir dos dados percebeu-se a interação de fatores sociodemográficos, econômicos e culturais que afetam a saúde mental dos estudantes. A pós-graduação exige esforço e dedicação das partes envolvidas, sendo alta a possibilidade de desenvolvimento de transtornos mentais, logo é importante intervenções psicológicas voltadas aos estudantes de pós-graduação. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia. COVID-19. Pós-graduação. Saúde mental. | pt_BR |
Título: dc.title | O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO NOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons