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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Sales, Sales, Karine Moreira Gomes Francisco Odécio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-20T22:39:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-20T22:39:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistaeletronicaamplamente.com/v1n1-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA REFLEXÃO BOURDIESIANA SOBRE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A COMPETÊNCIA CULTURAL DOS AVALIADORES NO ÂMBITO ESCOLAR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731822 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho trata da avaliação educacional conforme a visão sociológica de Bourdieu e destaca alguns fatores do sistema educacional como a não neutralidade e a função dos avaliados e da escola relacionada ao processo educacional dos discentes. Assim, será estudada a avaliação educacional, destacando: as pretensões educacionais e o histórico da avaliação educacional no Brasil depois da Proclamação da República; a avaliação como determinante de desempenho escolar e o papel da escola, dos avaliadores e dos indivíduos avaliados diante do capital cultural. Enfim, será destacada a real importância da avaliação no processo de escolarização. Para que a educação seja inclusiva é necessário que a avaliação e os seus avaliadores tenham um envolvimento com os vários setores da sociedade para levar em consideração fatores culturais no decorrer da avaliação. Nesse contexto, se deve respeitar às normas, valores e conhecimento de todos os indivíduos que tenha relação com o processo, porque são necessários ao contexto político, social e econômico. É fundamental que o avaliador tenha conhecimento da sua própria posição social, seja pelo seu percurso cultural, seja pelos fatores sociais que está presente na relação entre o avaliador, avaliado e escola. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais. Avaliação. Competência cultural. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA REFLEXÃO BOURDIESIANA SOBRE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A COMPETÊNCIA CULTURAL DOS AVALIADORES NO ÂMBITO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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