UMA REFLEXÃO BOURDIESIANA SOBRE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A COMPETÊNCIA CULTURAL DOS AVALIADORES NO ÂMBITO ESCOLAR

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Autor(es): dc.contributor.authorSales, Sales, Karine Moreira Gomes Francisco Odécio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-20T22:39:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-20T22:39:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistaeletronicaamplamente.com/v1n1-07-
identificador: dc.identifier.otherUMA REFLEXÃO BOURDIESIANA SOBRE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A COMPETÊNCIA CULTURAL DOS AVALIADORES NO ÂMBITO ESCOLARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731822-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho trata da avaliação educacional conforme a visão sociológica de Bourdieu e destaca alguns fatores do sistema educacional como a não neutralidade e a função dos avaliados e da escola relacionada ao processo educacional dos discentes. Assim, será estudada a avaliação educacional, destacando: as pretensões educacionais e o histórico da avaliação educacional no Brasil depois da Proclamação da República; a avaliação como determinante de desempenho escolar e o papel da escola, dos avaliadores e dos indivíduos avaliados diante do capital cultural. Enfim, será destacada a real importância da avaliação no processo de escolarização. Para que a educação seja inclusiva é necessário que a avaliação e os seus avaliadores tenham um envolvimento com os vários setores da sociedade para levar em consideração fatores culturais no decorrer da avaliação. Nesse contexto, se deve respeitar às normas, valores e conhecimento de todos os indivíduos que tenha relação com o processo, porque são necessários ao contexto político, social e econômico. É fundamental que o avaliador tenha conhecimento da sua própria posição social, seja pelo seu percurso cultural, seja pelos fatores sociais que está presente na relação entre o avaliador, avaliado e escola.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais. Avaliação. Competência cultural.pt_BR
Título: dc.titleUMA REFLEXÃO BOURDIESIANA SOBRE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A COMPETÊNCIA CULTURAL DOS AVALIADORES NO ÂMBITO ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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