Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GODOY, PRISCILA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, MÉRCIA FREIRE ROCHA CORDEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-20T11:45:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-20T11:45:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_PROFEPT_Priscila_Godoy | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731797 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material apresentado é o produto educacional resultante da minha trajetória como pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O processo de pesquisa que ratificou sua necessidade e importância foi realizado por meio da revisão bibliográfica e documental, da coleta e análise de dados, por intermédio da aplicação de questionário on-line e grupo focal aos professores e professoras do Campus Telêmaco Borba. Da aplicação dos instrumentos de coleta de dados obteve-se 44 respostas do questionário e a participação de 13 professores(as) no grupo focal, aos quais registro meu agradecimento. Sendo assim, este e-book é fruto de uma pesquisa de mestrado e tem o objetivo de apresentar os conceitos essenciais para uma educação inclusiva, bem como estratégias pedagógicas para a realização de adaptações e flexibilizações curriculares em cursos da educação profissional e tecnológica. A escolha das 9 necessidades educacionais específicas deste e-book levou em consideração as mais recorrentes, identificadas na pesquisa da dissertação. Espera-se que este material: a) seja revisitado por você sempre que sentir necessidade, mas, principalmente, no planejamento das atividades para a recepção de estudantes com necessidade educacional específica em sala de aula; e b) seja motivador e impulsionador na realização de pesquisas para subsidiar sua capacitação na tomada de decisões mais assertivas e inclusivas durante a sua ação docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.815 KB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Flexibilização Curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias de adaptação e flexibilização curricular para a Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_PROFEPT_Priscila_Godoy - Priscila Godoy.pdf | 9,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731797/2/Produto_PROFEPT_Priscila_Godoy - Priscila Godoy.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons