Estratégias de adaptação e flexibilização curricular para a Educação Profissional e Tecnológica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGODOY, PRISCILA-
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, MÉRCIA FREIRE ROCHA CORDEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-20T11:45:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-20T11:45:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto_PROFEPT_Priscila_Godoypt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731797-
Resumo: dc.description.abstractO material apresentado é o produto educacional resultante da minha trajetória como pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O processo de pesquisa que ratificou sua necessidade e importância foi realizado por meio da revisão bibliográfica e documental, da coleta e análise de dados, por intermédio da aplicação de questionário on-line e grupo focal aos professores e professoras do Campus Telêmaco Borba. Da aplicação dos instrumentos de coleta de dados obteve-se 44 respostas do questionário e a participação de 13 professores(as) no grupo focal, aos quais registro meu agradecimento. Sendo assim, este e-book é fruto de uma pesquisa de mestrado e tem o objetivo de apresentar os conceitos essenciais para uma educação inclusiva, bem como estratégias pedagógicas para a realização de adaptações e flexibilizações curriculares em cursos da educação profissional e tecnológica. A escolha das 9 necessidades educacionais específicas deste e-book levou em consideração as mais recorrentes, identificadas na pesquisa da dissertação. Espera-se que este material: a) seja revisitado por você sempre que sentir necessidade, mas, principalmente, no planejamento das atividades para a recepção de estudantes com necessidade educacional específica em sala de aula; e b) seja motivador e impulsionador na realização de pesquisas para subsidiar sua capacitação na tomada de decisões mais assertivas e inclusivas durante a sua ação docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.815 KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdaptaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilização Curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleEstratégias de adaptação e flexibilização curricular para a Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPRpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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