O conceito de escravidão no processo de letramento histórico escolar

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, Lia do Nascimento Montiel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-19T17:32:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-19T17:32:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherO conceito de escravidão no processo de letramento histórico escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731778-
Resumo: dc.description.abstractprimeiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro mobilizam o conceito de escravidão que trazido das suas trajetórias escolares e de vida, durante as aulas de História. Foi utilizado o conceito de escravidão para o processo histórico em estudo, considerado pertinente ao cotidiano das/os estudantes. Para realizar a pesquisa, optamos principalmente pelo método qualitativo da pesquisa-ação, embora tenhamos aplicado também um questionário de pesquisa com perguntas fechadas, com o objetivo de traçar o perfil das/os jovens pesquisadas/os. Os resultados da pesquisa apontam que as/os estudantes, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, complexificam os conceitos que trazem de sua experiência cotidiana, embora de forma tácita; evidenciam uma compreensão fragmentada da temporalidade histórica em suas narrativas; bem como dificuldade em atribuir de modo formal significado e contextualização para os conceitos historicamente construídos, o que evidencia um letramento histórico em construção. Concluiu-se, então, que um caminho possível para que os conceitos históricos tenham significado e sentido para a/o estudante, é o da promoção de aulas dialógicas, alicerçadas na observação atenta às narrativas destas/destes adolescentes, visando a construção de um letramento histórico que ligue o que as/os estudantes já pensam com o que a disciplina História lhes traz. Apresentamos uma sequência didática problematizadora, utilizando o conceito de escravidão, como proposição para auxiliar professoras/es de História, na prática pedagógica do letramento histórico, em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.540 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento históricopt_BR
Título: dc.titleO conceito de escravidão no processo de letramento histórico escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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