Educação Financeira e o uso de Recursos Digitais: uma sessão para incentivar a mudança de perspectiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira Toledo, Adriana-
Autor(es): dc.contributor.authorKistemann Junior, Marco Aurélio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-16T19:22:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-16T19:22:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Adriana de Oliveira Toledopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731682-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é resultado da dissertação intitulada “Literacia na Educação Financeira Escolar: Vídeo digital como Recurso Educacional para uma Educação Matemática Crítica” desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais. Este apresenta ideias de inserir alguns recursos digitais nas aulas de Matemática, e tem o objetivo oferecer sugestões para integrar a Educação Financeira no âmbito escolar, podendo ser adaptado a demais disciplinas. O Produto Educacional é composto por um curso com ideias iniciais de Educação Financeira e propõe sugestões do uso de recursos digitais, em especifico a produção de vídeos e a utilização do meme na educação. O seguinte curso é uma sugestão de abordar a Educação Financeira nas aulas de Matemática com a utilização de Recursos Digitais (RD) no contexto da educação básica, é um curso de informações para professores da Educação Básica, estudantes e demais pessoas, que tenham interesse em utilizar esses recursos digitais nas aulas. O curso está estruturado na plataforma Sypla.com.br, online e pode acessá-lo de qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade, com acesso gratuito e tempo indeterminado, totalmente assíncrono. Em caso de duvida, o cursista poderá enviar por e-mail solicitando a informação desejada, assim será respondido o mais breve possível. O curso está dividido em quatro módulos e, em todos os módulos, são utilizados recursos digitais para proporcionar ideias de inserção em aulas de Matemática. A seguir, expomos a organização geral do curso: 1 Concepções de Educação Financeira: (neste e nos demais módulos) utilizamos o recurso do Google Forms para as atividades proposta. 2 Consumo Consciente: utilizamos o recurso dos vídeos para tornar as atividades mais significativas e atraentes. 3 Planejamento e Orçamento: utilizamos o recurso dos memes para reflexões a partir da linguagem dos nossos estudantes, pois os memes estão presentes em diferentes contextos. 4 Avaliação do curso e as contribuições oferecidas pelo mesmo para possíveis adequações. Para realizar a inscrição e enriquecer ainda mais as suas aulas clique no link: https://symp.la/mtxvdp.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent337 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titleEducação Financeira e o uso de Recursos Digitais: uma sessão para incentivar a mudança de perspectivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons