GeoGebrando no Mundo das Funções do Segundo Grau

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHenrique Dias, Iasmim-
Autor(es): dc.contributor.authorScortegagna, Liamara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-16T19:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-16T19:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Iasmim Henrique Diaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731661-
Resumo: dc.description.abstractUm Produto Educacional é o resultado tangível originado de um processo a partir de uma pesquisa que busca responder a um problema, de modo a orientar professores e leitores em sua utilização. A área de Ensino da CAPES caracteriza Produto Educacional pela intenção de que os conhecimentos produzidos sejam aplicados e possam ser reaplicados por meio de produtos e processos educativos em ambientes reais (BRASIL, 2019). O presente Produto Educacional se encontra no link https://www.geogebra.org/m/hthfcvha e, é resultado de um processo de pesquisa no Programa de Mestrado em Educação Matemática da UFJF intitulado “Gamificação no GeoGebra: contribuições para o ensino de Funções de Segundo Grau” e foi oriundo da gamificação do Software Geogebra a fim de torná-lo mais atrativo para os alunos. Ele foi desenvolvido para ser usado nas aulas de Matemática que envolva Funções do Segundo Grau, devido às dificuldades dos alunos em visualizarem e realizarem as construções geométricas e poderá ser utilizado após ou durante as explicações sobre a temática, de modo a contribuir com a aprendizagem e correlacionando com a realidade dos alunos. Podendo ainda, ser utilizado para conceituação ou revisão. Assim, criou-se uma sequência de atividades com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem de alunos do 1º ano do Ensino Médio com a temática. Aliar gamificação ao software GeoGebra pode proporcionar a aprendizagem através da manipulação dinâmica dos objetos, de modo a evoluir no conhecimento e na proatividade. Dessa forma a proposta do OA é apresentar uma sequência de atividades sobre Funções do Segundo Grau com elementos de gamificação no software GeoGebra. As atividades iniciam com conceitos básicos como definições e explicações e se aprofundam com interações e dinâmicas envolvendo a aprendizagem de Funções do Segundo Grau. Acreditamos que o produto de nossa pesquisa, possa ser utilizado como aporte às aulas de Matemática que envolva Funções do Segundo Grau, por se tratar de um Recurso Educacional Digital interativo gamificado no GeoGebra produzido com vistas à potencializar as percepções/visualizações dos estudantes com relação as funções e seus elementos. Desejamos uma ótima leitura e sucesso na utilização do Recurso Educacional Digital gamificado nas práticas pedagógicas do ensino de Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3765 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titleGeoGebrando no Mundo das Funções do Segundo Graupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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