Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Amadeu Sousa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-15T16:40:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-15T16:40:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Análise da sistematização da gestão escolar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731637 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho procurou analisar a Sistematização da Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Município de Zé Doca – MA - Brasil: um estudo de caso. Este discute questões importantes para uma compreensão inicial a respeito da gestão pública educacional, abordando pontos como definições e argumentos sobre a ideia geral de gestão, os grandes paradigmas da administração, as especificidades da administração escolar, a legislação educacional vigente e a gestão da escola, democracia e participação. O objetivo geral foi analisar a sistematização da gestão escolar da Secretaria de Educação do município de Zé Doca – MA - Brasil, abordando assim, o problema desta investigação; identificar os critérios utilizados na escolha dos gestores de ensino de escolas da rede pública no Município de Zé Doca; conhecer as estratégias utilizadas, associando-se com o conceito de gestão democrática; diagnosticar o grau de compromisso do gestor de ensino com a comunidade escolar. Este estudo foi construído com metodologia de campo através de uma abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários para os sujeitos selecionados para a investigação, sendo eles: trinta e três professores e três gestoras que atuam em escolas públicas, situadas na região Norte, Zona Urbana do município supracitado que oferecem o Ensino Fundamental: Anos Finais. Os dados coletados possibilitaram a reflexão de que, sem dúvidas, há muitas formas de se escolher um gestor, seja ele um diretor de escola ou um secretário de Educação, e que estas têm papeis determinantes na qualidade do ensino que se é oferecido; e que, portanto, é necessário que a SEMED (Secretaria Municipal de Educação e Desporto) que realize as eleições de diretores no município. Pois a mesma possibilita que o sistema eletivo acabe com as práticas tradicionalistas calcadas no clientelismo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7968 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Maranhão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas – Organização e administração | pt_BR |
Título: dc.title | Análise da sistematização da gestão escolar da secretaria de educação do município de Zé Doca - MA - Brasil: um estudo de caso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Análise da sistematização da gestão escolar.pdf | 7,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731637/2/Análise da sistematização da gestão escolar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons