Análise da sistematização da gestão escolar da secretaria de educação do município de Zé Doca - MA - Brasil: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecerpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Amadeu Sousa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-15T16:40:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-15T16:40:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-15-
identificador: dc.identifier.otherAnálise da sistematização da gestão escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731637-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho procurou analisar a Sistematização da Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Município de Zé Doca – MA - Brasil: um estudo de caso. Este discute questões importantes para uma compreensão inicial a respeito da gestão pública educacional, abordando pontos como definições e argumentos sobre a ideia geral de gestão, os grandes paradigmas da administração, as especificidades da administração escolar, a legislação educacional vigente e a gestão da escola, democracia e participação. O objetivo geral foi analisar a sistematização da gestão escolar da Secretaria de Educação do município de Zé Doca – MA - Brasil, abordando assim, o problema desta investigação; identificar os critérios utilizados na escolha dos gestores de ensino de escolas da rede pública no Município de Zé Doca; conhecer as estratégias utilizadas, associando-se com o conceito de gestão democrática; diagnosticar o grau de compromisso do gestor de ensino com a comunidade escolar. Este estudo foi construído com metodologia de campo através de uma abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários para os sujeitos selecionados para a investigação, sendo eles: trinta e três professores e três gestoras que atuam em escolas públicas, situadas na região Norte, Zona Urbana do município supracitado que oferecem o Ensino Fundamental: Anos Finais. Os dados coletados possibilitaram a reflexão de que, sem dúvidas, há muitas formas de se escolher um gestor, seja ele um diretor de escola ou um secretário de Educação, e que estas têm papeis determinantes na qualidade do ensino que se é oferecido; e que, portanto, é necessário que a SEMED (Secretaria Municipal de Educação e Desporto) que realize as eleições de diretores no município. Pois a mesma possibilita que o sistema eletivo acabe com as práticas tradicionalistas calcadas no clientelismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7968pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Maranhãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas – Organização e administraçãopt_BR
Título: dc.titleAnálise da sistematização da gestão escolar da secretaria de educação do município de Zé Doca - MA - Brasil: um estudo de casopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons