Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Centro Oeste | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Luz, Carlos Henrique Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Suriani- Affonso, Ana Lucia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-14T12:40:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-14T12:40:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tour virtual como estratégia de ensino e transformação socioambiental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731582 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse material é produto da dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), intitulada “Educação ambiental crítica em unidades de conservação: Tour virtual como estratégia de ensino e transformação socioambiental”. O seu objetivo é apresentar um instrumento didático, que usa um aplicativo para smartphone denominado Google expedições e agrega elementos da EA crítica, Aprendizagem Significativa Crítica e a Biologia da Conservação. Aqui você irá encontrar um guia de como realizar o Tour Socioambiental, por meio de um óculos cardboard, que promove uma imersão virtual. Esta imersão pode ser utilizada por professores e professoras em sala de aula, visando aproximar, problematizar e vivenciar a complexidade de uma Unidade de Conservação (UC) e seus problemas socioambientais. Este produto foi criado e construído para que professores e alunos possam estar mais próximos das UCs, que existem nas proximidades de seus municípios, sem necessariamente realizar uma visita física ao local. Utilizamos como exemplo o município de Turvo-PR, que possui duas UCs na categoria de Estação Ecológica (ESEC). Desta forma, o tour virtual da ESEC Felippe Paulo Rickli se constitui como estratégia de ensino e sensibilização socioambiental para a região centro-sul do Paraná. Para fundamentar a sua prática na sala de aula, esse instrumento didático possui um referencial teórico sobre Educação Ambiental (EA) crítica e UCs, sobre a abordagem da Aprendizagem Significativa Crítica e o uso da Realidade Virtual (RV) como metodologia em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,39 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | realidade virtual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Unidades de Conservação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | socioambiental | pt_BR |
Título: dc.title | Tour virtual como estratégia de ensino e transformação socioambiental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências e Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacional_CarlosHenriqueGonçalvesLuz2021.pdf | Tour virtual | 2,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731582/2/ProdutoEducacional_CarlosHenriqueGonçalvesLuz2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons