Tour virtual como estratégia de ensino e transformação socioambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Centro Oestept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuz, Carlos Henrique Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorSuriani- Affonso, Ana Lucia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-14T12:40:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-14T12:40:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-29-
identificador: dc.identifier.otherTour virtual como estratégia de ensino e transformação socioambientalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731582-
Resumo: dc.description.abstractEsse material é produto da dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), intitulada “Educação ambiental crítica em unidades de conservação: Tour virtual como estratégia de ensino e transformação socioambiental”. O seu objetivo é apresentar um instrumento didático, que usa um aplicativo para smartphone denominado Google expedições e agrega elementos da EA crítica, Aprendizagem Significativa Crítica e a Biologia da Conservação. Aqui você irá encontrar um guia de como realizar o Tour Socioambiental, por meio de um óculos cardboard, que promove uma imersão virtual. Esta imersão pode ser utilizada por professores e professoras em sala de aula, visando aproximar, problematizar e vivenciar a complexidade de uma Unidade de Conservação (UC) e seus problemas socioambientais. Este produto foi criado e construído para que professores e alunos possam estar mais próximos das UCs, que existem nas proximidades de seus municípios, sem necessariamente realizar uma visita física ao local. Utilizamos como exemplo o município de Turvo-PR, que possui duas UCs na categoria de Estação Ecológica (ESEC). Desta forma, o tour virtual da ESEC Felippe Paulo Rickli se constitui como estratégia de ensino e sensibilização socioambiental para a região centro-sul do Paraná. Para fundamentar a sua prática na sala de aula, esse instrumento didático possui um referencial teórico sobre Educação Ambiental (EA) crítica e UCs, sobre a abordagem da Aprendizagem Significativa Crítica e o uso da Realidade Virtual (RV) como metodologia em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,39 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrealidade virtualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidades de Conservaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsocioambientalpt_BR
Título: dc.titleTour virtual como estratégia de ensino e transformação socioambientalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiências e Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons