Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ufac | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves da Costa, Antonio Alan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nicolli, Aline Andréia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-13T14:49:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-13T14:49:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731540 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os dados coletados durante o desenvolvimento de nossa pesquisa nos permitiram inferir que a aula de campo, na visão de futuros professores de Ciências Biológicas, se configura como uma possibilidade para o aluno compreender o seu lugar no mundo, articulando a teoria à prática, por meio de observação, comparação, proposição de soluções acerca do que está sendo abordado/estudado. Por outro lado, no entanto, em se tratando da análise acerca dos locais onde pode-se desenvolver uma aula de campo, os conteúdos abordados, ou ainda, as possibilidades de ela ser planejada para promover o Ensino de Ciências por Investigação a partir das 4 modalidades indicadas na BNCC e em demais documentos oficiais, encontramos, nas falas dos sujeitos, algumas fragilidades. E foram essas fragilidades que nos levaram a pensar na proposição deste Produto Educacional. O Guia Didático que ora apresentamos tem o intuito, como dito anteriormente, de auxiliar o docente na realização de escolhas quando do planejamento de uma aula de campo, considerando a orientação das quatro modalidades de ação de Ensino por Investigação, apresentadas na BNCC: (a) definição de problemas; (b) levantamento, análise e representação; (c) comunicação e (c) intervenção. Para tanto, este guia apresenta três importantes etapas da realização da aula de campo: pré-campo, campo e pós-campo e, além disso, traz três sequências didáticas de aulas de campo pautadas no Ensino de Ciências por Investigação. Elas foram elaboradas a partir da consideração dos três espaços mais citados, pelos nossos sujeitos, como sendo viáveis para realização de uma aula de campo, quais sejam: Parque Chico Mendes, Parque Zoobotânico e Fazenda e, da mesma forma, contemplam as áreas de conhecimento [os conteúdos] que mais se evidenciaram quando da análise dos nossos dados: Zoologia, Ecologia e Botânica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15001 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula de Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino por Investigação em Aulas de Campo na Educação em Ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Conclusão do Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_educacional.pdf | 15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731540/2/Produto_educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons