
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | BRITO, MICHELE CHRISTIANE ALVES DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, SILVANIO DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-09T19:09:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-09T19:09:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731403 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Gender issues permeate various social and educational areas, transcend specific issues, and even become a relevant aspect in relation to Sustainable Development, represented by SDG 5, which provides for gender equality and empowerment of girls and women, linked to the recognition that subjects are constituted in the relationships they establish, and that, therefore, such gender identity subjectivities need to be accepted, respected, valued and included in all contexts, including through pedagogical instruments such as books didactics, which represent one of the most used tools by the educator in the classroom. In this sense, our study consists of a qualitative research, of the documentary analysis type, carried out based on the Ápis Collection, of Mathematics, for the initial years of Elementary School, adopted by the Municipality of Campina Grande (Pb), in the academic year of 2022 to subsidize the teaching work, with the objective of analyzing the dimension given to gender issues, and the female representations that are given from the problematizations, with a view to identifying a subjective position or their silencing, in the dissemination of sexist stereotypes. However, for the most part, in the analysis of textbooks, a pattern of problematizations was observed with stereotyped associations of activities and situations based on social roles that are established based on a limited conception of biological gender, thus constituting a silencing of gender subjectivities. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjectivities | pt_BR |
| Título: dc.title | THE TEXTBOOK: AN ECHO THAT LEGITIMATES GENDER STEREOTYPES IN MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: