Sequência didática para o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordo Carmo Narciso, Ana Lucia-
Autor(es): dc.contributor.authorFernando Carneiro, Reginaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-07T19:23:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-07T19:23:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Ana Lucia do Carmo Narcisopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731328-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é parte integrante de uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Juiz de Fora intitulada “A álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos Planos de Estudos Tutorados de Minas Gerais”. Buscamos trazer, neste material, uma proposta de sequência didática que relaciona conteúdos algébricos a serem ministrados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Com o intuito de auxiliar professores que ensinam matemática nesse nível de escolaridade, apresentaremos de forma breve os pontos centrais que devem permear o trabalho com a álgebra de acordo com as orientações do movimento Early Algebra e, evidenciaremos os principais tópicos a serem ministrados para que ocorra o desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno. Sabendo que a elaboração deste produto educacional estabelece estreita relação com a questão norteadora presente na dissertação mencionada anteriormente, apresentaremos brevemente os Planos de Estudos Tutorados (PET) disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), explicitando quais conteúdos algébricos foram abordados no ano de 2020. Em seguida, proporemos atividades que visem complementar os assuntos trabalhados e ampliar as discussões sobre o ensino e aprendizagem da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os professores poderão utilizar as tarefas como um recurso complementar às atividades presentes nos PET ou como um material na elaboração de aulas de matemática que visem introduzir conceitos algébricos como as ideias de generalização e a identificação de padrões, por exemplo. Claro que esse produto educacional também pode ser utilizado em outros contextos e, mesmo para complementar as atividades dos PET, as atividades podem ser adaptadas de acordo com o ano, escola e a turma do professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2116 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titleSequência didática para o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós graduação e Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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