Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Paiva Martins Veiga, Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barrére, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-02T18:47:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-02T18:47:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional 2 Priscila de Paiva Martins Veiga | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731198 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado como resultado da dissertação intitulada “Objetos de aprendizagem interativos: recurso digital no formato de vídeo para apoiar o ensino de Trigonometria” que contém o passo a passo da pesquisa e que pode ser encontrada na íntegra no site do programa. A Trigonometria é utilizada em diversas áreas da ciência, natureza, música, entre outras, sendo inegável sua importância. A base para o estudo desse conteúdo é apresentada no Ensino Fundamental, principalmente no nono ano, quando é esperado dos estudantes habilidades geométricas mais complexas como a EF09MA13 e a EF09MA14, que envolvem relações métricas no triângulo retângulo e estudo do Teorema de Pitágoras (BRASIL, 2017), retornando com maior aprofundamento no Ensino Médio. A partir da experiência docente da professora/autora da pesquisa e das leituras e estudos realizados, observou-se a dificuldade que os estudantes apresentam em estudar o conteúdo de Trigonometria no Ensino Médio. Contudo, como podemos motivar, incentivar a curiosidade e tornar os estudantes mais engajados para estudar esse tema? Quais recursos educacionais no formato digital podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem? Levando em consideração indagações como essas, foram desenvolvidos objetos de aprendizagem interativos no formato de vídeos para auxiliar os professores no ensino dessa temática no Ensino Médio. O material aqui proposto é uma opção para o professor utilizar em suas aulas complementando a sua prática para o ensino de conteúdos prévios a Trigonometria ou mesmo como motivador para impulsionar discussões sobre o tema, com intuito de favorecer a atenção, engajamento e participação dos estudantes. Neste documento você encontrará as informações do produto educacional e um guia do professor, contendo as informações necessárias para utilização. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3449 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Objetos de Aprendizagem Interativos noformato de vídeo: Elaborado por: Priscila de Paiva Martins Veiga Eduardo Barrére Juiz de Fora 2021 G1 - Conhecimentos prévios sobre Trigonometria | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós graduação em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_G1.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731198/2/Produto_Educacional_G1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons