Sequência Didática Cristiano Matos de Oliveira Suzana da Hora Macedo Marcelo Rauta Canções com Encadeamentos I-V7 -I e i - V7 - i em Estruturas Rítmicas Binária e Ternária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Cristiano-
Autor(es): dc.contributor.authorMacedo, Suzana-
Autor(es): dc.contributor.authorRauta, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-01T14:58:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-01T14:58:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-25-
identificador: dc.identifier.otherCanções_I-V7-i_i-V7- i_Estruturas_Rítmicas_Binária_Ternária.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731160-
Resumo: dc.description.abstractA presente Sequência Didática (SD) é um Produto Educacional que foi experimentado com estudantes da disciplina Teclado, do Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Essa SD é composta de um conjunto de atividades que têm como objetivo a aquisição, retenção e transferência das habilidades e competências instrumentais necessárias para a execução – em instrumento de teclas – de canções binárias e ternárias, harmonizadas com os encadeamentos I – V7 – I e i – V7 – i, em diferentes tonalidades, partindo das tonalidades maiores e menores de Dó e Fá. Essas atividades são ordenadas, estruturadas e articuladas de forma que todos os participantes conheçam seus princípios, meios e fins, alcançando assim seus objetivos pedagógicos (ZABALA, 1998). A proposta utiliza a Sala de Aula Invertida (SAI) como metodologia de ensino e aprendizagem. Nesse modelo de Ensino Híbrido os estudantes têm uma interação prévia com o conteúdo da aula de forma on-line, e o tempo destinado ao estudo individual é realizado junto com o professor (HORN; STAKER, 2015). APRESENTAÇÃO 03 Para isso, são produzidas apostilas, partituras e vídeos demonstrativos que, hospedados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), oferecem aos estudantes uma interação inicial com os conteúdos teóricos e práticos a serem trabalhados na sala de aula e, posteriormente, servem como materiais de apoio durante seus estudos sem a supervisão de um professor. Poder consultar esses materiais sempre que necessário fornece aos estudantes maior controle sobre seu aprendizado (HORN; STAKER, 2015). Durante a experimentação dessa SD na disciplina Teclado, foi utilizado o AVA Google Classroom. Esse AVA foi escolhido por ser uma plataforma já conhecida dos estudantes do Curso de Licenciatura em Música do IFF. Porém, qualquer AVA que possibilite a hospedagem de mídias em diferentes formatos e comunicação assíncrona entre os participantes pode ser utilizado. Espera-se que esse material motive outros professores de música a utilizar o Ensino Híbrido em sua prática pedagógica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmúsicapt_BR
Título: dc.titleSequência Didática Cristiano Matos de Oliveira Suzana da Hora Macedo Marcelo Rauta Canções com Encadeamentos I-V7 -I e i - V7 - i em Estruturas Rítmicas Binária e Ternáriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMusicalizaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons