Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Cristiano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Macedo, Suzana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rauta, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-01T14:58:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-01T14:58:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Canções_I-V7-i_i-V7- i_Estruturas_Rítmicas_Binária_Ternária.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731160 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Sequência Didática (SD) é um Produto Educacional que foi experimentado com estudantes da disciplina Teclado, do Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Essa SD é composta de um conjunto de atividades que têm como objetivo a aquisição, retenção e transferência das habilidades e competências instrumentais necessárias para a execução – em instrumento de teclas – de canções binárias e ternárias, harmonizadas com os encadeamentos I – V7 – I e i – V7 – i, em diferentes tonalidades, partindo das tonalidades maiores e menores de Dó e Fá. Essas atividades são ordenadas, estruturadas e articuladas de forma que todos os participantes conheçam seus princípios, meios e fins, alcançando assim seus objetivos pedagógicos (ZABALA, 1998). A proposta utiliza a Sala de Aula Invertida (SAI) como metodologia de ensino e aprendizagem. Nesse modelo de Ensino Híbrido os estudantes têm uma interação prévia com o conteúdo da aula de forma on-line, e o tempo destinado ao estudo individual é realizado junto com o professor (HORN; STAKER, 2015). APRESENTAÇÃO 03 Para isso, são produzidas apostilas, partituras e vídeos demonstrativos que, hospedados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), oferecem aos estudantes uma interação inicial com os conteúdos teóricos e práticos a serem trabalhados na sala de aula e, posteriormente, servem como materiais de apoio durante seus estudos sem a supervisão de um professor. Poder consultar esses materiais sempre que necessário fornece aos estudantes maior controle sobre seu aprendizado (HORN; STAKER, 2015). Durante a experimentação dessa SD na disciplina Teclado, foi utilizado o AVA Google Classroom. Esse AVA foi escolhido por ser uma plataforma já conhecida dos estudantes do Curso de Licenciatura em Música do IFF. Porém, qualquer AVA que possibilite a hospedagem de mídias em diferentes formatos e comunicação assíncrona entre os participantes pode ser utilizado. Espera-se que esse material motive outros professores de música a utilizar o Ensino Híbrido em sua prática pedagógica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | música | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática Cristiano Matos de Oliveira Suzana da Hora Macedo Marcelo Rauta Canções com Encadeamentos I-V7 -I e i - V7 - i em Estruturas Rítmicas Binária e Ternária | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Musicalização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_Final_Cristiano.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731160/2/Produto_Educacional_Final_Cristiano.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons