Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VAZ, Fabiano Soria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PRESTES, Liliane Madruga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-01T13:07:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-01T13:07:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno Trajetória Horizontes: projetos de futuro e mundo do trabalho | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731158 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional originou-se da pesquisa de mestrado profissional intitulada “Trajetórias Criativas, Mundo do trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: Conexões possíveis”, do mestrando Fabiano Soria Vaz, sob orientação da professora doutora Liliane Madruga Prestes, como requisito para a obtenção do grau de mestre em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O produto foi elaborado como um recurso didático visando a contribuir com um programa de atendimento a jovens em distorção idade/série nos anos finais do ensino fundamental chamado Trajetórias Criativas, vigente em escolas estaduais de Porto Alegre e região metropolitana entre os anos de 2012 a 2019. A partir de análise do material existente sobre o programa Trajetórias Criativas e da observação da sua dinâmica de funcionamento em uma das escolas participantes durante os oito anos de aplicação, percebeu-se que havia espaço para uma abordagem mais aprofundada sobre questões relacionadas ao futuro dos jovens estudantes após a conclusão do ensino fundamental, como a elaboração de seus projetos pessoais e a relação com o mundo do trabalho. Em um trabalho conjunto com os professores responsáveis pelo programa na escola e utilizando-se dos mesmos princípios metodológicos da iniciativa, foram realizadas diversas oficinas junto aos estudantes de uma turma de Trajetórias Criativas, que resultaram na construção da proposta pedagógica aqui apresentada. Este produto educacional seguiu como referência a série de cadernos temáticos Trajetórias Criativas e tem o objetivo de trazer aos estudantes elementos para compreensão do mundo do trabalho e reflexões sobre seus percursos futuros. Esperamos que este produto educacional possa trazer subsídios para o aprimoramento das ações deste e também para os outros programas enquanto políticas de inclusão das juventudes em distorção idade/série, beneficiando jovens em situação de vulnerabilidade social, população sobre a qual se acumula uma enorme dívida, especialmente em termos educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Trajetórias Criativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno Trajetória Horizontes: projetos de futuro e mundo do trabalho | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons