AFINAL, O QUE SÃO AS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DA EPT? Caderno de subsídios para atuação dos Núcleos de Ações Afirmativas

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos de Souza, Jorge Luiz-
Autor(es): dc.contributor.authorMadruga Prestes, Liliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-01T12:55:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-01T12:55:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de subsídios para atuação dos Núcleos de Ações Afirmativaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731157-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo investigar quais concepções permeiam a atuação dos integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas analisando em que medida repercutem na consolidação das políticas institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tal estudo está vinculado à linha de Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em rede, tendo o IFRS como instituição associada. No tocante à metodologia adotada, caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, incluindo a revisão bibliográfica e análise documental das políticas institucionais que pautam as ações afirmativas no âmbito da rede federal de EPT e, especificamente, no contexto do IFRS. Quanto ao engajamento no estudo, foi realizada a pesquisa participante e incluindo a escuta de integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs). Tal participação foi realizada mediante a aplicação de um questionário disponibilizado por meio do google forms. Os dados produzidos foram sistematizados culminando na elaboração de um produto educacional no formato de um guia com subsídios teóricos visando o aprimoramento e/ou redimensionamento das práticas desenvolvidas pelas equipes que compõem os NAAfs. Além disso, visa inspirar outras iniciativas voltadas à implementação e/ou consolidação das políticas institucionais de ações afirmativas e ações de ensino voltadas à formação inicial e continuada sobre as temáticas afetas núcleo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentArquivo PDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectações afirmativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiversidade e inclusãopt_BR
Título: dc.titleAFINAL, O QUE SÃO AS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DA EPT? Caderno de subsídios para atuação dos Núcleos de Ações Afirmativaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado - Produto Educacionalpt_BR
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