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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos de Souza, Jorge Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Madruga Prestes, Liliane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-01T12:55:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-01T12:55:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno de subsídios para atuação dos Núcleos de Ações Afirmativas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731157 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo investigar quais concepções permeiam a atuação dos integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas analisando em que medida repercutem na consolidação das políticas institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tal estudo está vinculado à linha de Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em rede, tendo o IFRS como instituição associada. No tocante à metodologia adotada, caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, incluindo a revisão bibliográfica e análise documental das políticas institucionais que pautam as ações afirmativas no âmbito da rede federal de EPT e, especificamente, no contexto do IFRS. Quanto ao engajamento no estudo, foi realizada a pesquisa participante e incluindo a escuta de integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs). Tal participação foi realizada mediante a aplicação de um questionário disponibilizado por meio do google forms. Os dados produzidos foram sistematizados culminando na elaboração de um produto educacional no formato de um guia com subsídios teóricos visando o aprimoramento e/ou redimensionamento das práticas desenvolvidas pelas equipes que compõem os NAAfs. Além disso, visa inspirar outras iniciativas voltadas à implementação e/ou consolidação das políticas institucionais de ações afirmativas e ações de ensino voltadas à formação inicial e continuada sobre as temáticas afetas núcleo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | Arquivo PDF | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ações afirmativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | diversidade e inclusão | pt_BR |
Título: dc.title | AFINAL, O QUE SÃO AS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DA EPT? Caderno de subsídios para atuação dos Núcleos de Ações Afirmativas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado - Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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