Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANT’ANNA, DANIELE DE FÁTIMA FUGANHOLI ABIUZZI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | KOBAYASHI, MARIA DO CARMO MONTEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-31T16:17:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-31T16:17:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | pensamento computacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731103 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em tempos de rápidas e constantes mudanças tecnológicas, é imperativo que se trabalhe na Educação situações em que os indivíduos tenham que inventar soluções, propor novas tecnologias e se autotransformar. O Pensamento Computacional, amplia significativamente o desenvolvimento dessas habilidades, além de promover a integração entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Levando em consideração que a nova geração de crianças demanda de novas formas de aprendizagem, ou seja, de atividades atraentes que incluam momentos de experimentos, construção, que sejam envolventes e compartilháveis. A partir da pesquisa realizada para o desenvolvimento da dissertação, surgiu a proposta deste Produto Educacional vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Docência para Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP -Bauru/SP, em forma de manual com propostas de atividades educacionais envolvendo o Pensamento Computacional para crianças da Educação Infantil na faixa etária de 05 a 06 anos. O presente manual contém propostas com ações educacionais envolvendo práticas Plugadas (com a utilização de recursos tecnológicos) e Desplugadas (sem a utilização de recursos tecnológicos), com sugestões de utilização do software Scratch Jr, sequência didática e sites contribuem para esse processo de construção do Pensamento Computacional. Esperamos que essa publicação contribua para que professores da Educação Básica, interessados com tecnologias, engajados e preocupados com a qualidade da educação dos seus estudantes, e ainda, se apropriem de novas possibilidades de articulação entre tecnologia, ensino e aprendizagem. E, principalmente, que forneça subsídios para uma prática pedagógica que contemple as ferramentas do mundo tecnológico contemporâneo que estão ao seu alcance. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25,4 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
Título: dc.title | Pensamento Computacional para Crianças: Interação por meio de Atividades Plugadas e Desplugadas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil; Tecnologia digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pensamento computacional.pdf | 26,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731103/2/Pensamento computacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons