Pensamento Computacional para Crianças: Interação por meio de Atividades Plugadas e Desplugadas

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANT’ANNA, DANIELE DE FÁTIMA FUGANHOLI ABIUZZI-
Autor(es): dc.contributor.authorKOBAYASHI, MARIA DO CARMO MONTEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-31T16:17:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-31T16:17:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
identificador: dc.identifier.otherpensamento computacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731103-
Resumo: dc.description.abstractEm tempos de rápidas e constantes mudanças tecnológicas, é imperativo que se trabalhe na Educação situações em que os indivíduos tenham que inventar soluções, propor novas tecnologias e se autotransformar. O Pensamento Computacional, amplia significativamente o desenvolvimento dessas habilidades, além de promover a integração entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Levando em consideração que a nova geração de crianças demanda de novas formas de aprendizagem, ou seja, de atividades atraentes que incluam momentos de experimentos, construção, que sejam envolventes e compartilháveis. A partir da pesquisa realizada para o desenvolvimento da dissertação, surgiu a proposta deste Produto Educacional vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Docência para Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP -Bauru/SP, em forma de manual com propostas de atividades educacionais envolvendo o Pensamento Computacional para crianças da Educação Infantil na faixa etária de 05 a 06 anos. O presente manual contém propostas com ações educacionais envolvendo práticas Plugadas (com a utilização de recursos tecnológicos) e Desplugadas (sem a utilização de recursos tecnológicos), com sugestões de utilização do software Scratch Jr, sequência didática e sites contribuem para esse processo de construção do Pensamento Computacional. Esperamos que essa publicação contribua para que professores da Educação Básica, interessados com tecnologias, engajados e preocupados com a qualidade da educação dos seus estudantes, e ainda, se apropriem de novas possibilidades de articulação entre tecnologia, ensino e aprendizagem. E, principalmente, que forneça subsídios para uma prática pedagógica que contemple as ferramentas do mundo tecnológico contemporâneo que estão ao seu alcance.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25,4 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
Título: dc.titlePensamento Computacional para Crianças: Interação por meio de Atividades Plugadas e Desplugadaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantil; Tecnologia digitalpt_BR
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