
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MORASCO, CLAUDIA MARIA NAPOLITANO SANCHEZ | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, VERA MARIZA HENRIQUES DE MIRANDA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-31T15:21:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-31T15:21:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731085 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Open innovation (AI) is a new path for managing innovation in companies and maintaining competitiveness. In this model, companies use internal ideas and, through partnerships, the innovative capacity of external sources. Among the advantages there is a reduction: in the time for innovation, costs and risks. Despite the advantages, there are barriers to adoption that can be minimized by training teams in concepts and practices. This article aims to show that the use of active methodologies creates learning situations that can encourage the adoption of AI practices and stimulate a positive view of this business model in undergraduates, expanding their skills in professional practice. A bibliographical research was carried out, related to AI practices and active methodologies and a case study with 6 management course classes of a higher education institution in the interior of the state of São Paulo. The results showed that the use of active methodologies had a positive impact on the evaluation of AI and the adoption of its practices. Among the main results are: expansion of the positive view regarding the involvement of internal teams (not just R&D), customers and suppliers in innovation processes; the need to expand knowledge regarding intellectual property; improvement of interpersonal relationships in future interactions with partners. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | COMPETENCIES | pt_BR |
| Título: dc.title | ACTIVE METHODOLOGIES AS INCENTIVE TO INNOVATIVE AND OPEN BEHAVIOR (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: