Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, GRASIELE MATTEI ISE DOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, LUCIANA FONSECA DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, JULIA FERNANDES ALVES DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GALLO, BRENO RAFAELLE GEHLEN MONTECINOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PANCIERI, ISABELLA ARIVABENE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, VITÓRIA DUARTE DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COVRE, SÁVIO BALDOTTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | D’ÁVILA, SARA SOELLA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | KEIL, YORRANA FERREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MALINI, LAIS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, ANA BEATRIZ DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MATHEUS GUIO FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-30T19:16:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-30T19:16:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | ABSTRACT: The aim of the present study is to provide a better understanding of the relationship between MS and intestinal dysbiosis, which may lead to new strategies for the prevention and treatment of the disease. Methodology: Integrative review on the relationship between MS and intestinal dysbiosis, PubMed and Scopus databases were used, considering articles published in the last 5 years. Nine studies were included to compose the collection. Results: The results of recent studies suggest that intestinal dysbiosis may be associated with the development of MS, since the intestinal microbiota plays an important role in modulating the immune system. They discuss possible mechanisms by which intestinal dysbiosis can lead to MS, including activation of immune cells and production of pro-inflammatory cytokines. Conclusion: It can be suggested that treatment with probiotics, prebiotics and other interventions aimed at modulating the intestinal microbiota may represent a promising approach in the treatment of multiple sclerosis. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | microbiota | pt_BR |
Título: dc.title | RELATIONSHIP BETWEEN MULTIPLE SCLEROSIS AND INTESTINAL DYSBIOSIS: AN INTEGRATIVE REVIEW (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: