Conectando a Química ao Novo Ensino Médio: substâncias e fenômenos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Elizabeth Teixeira de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Fabiano Lins da-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Jéssica Cruz de Luca de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Josineide Alves da-
Autor(es): dc.contributor.authorBarcellos, Juliana Rocha Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Lidiane Aparecida de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marcelo Pinheiro de-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Monique-
Autor(es): dc.contributor.authorCordeiro, Suellem Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Thais Malcher dos Santos Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-29T21:25:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-29T21:25:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherLivroConectando.2022.VOLUME1.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731005-
Resumo: dc.description.abstractEste livro foi elaborado pela equipe de professores de Química do Instituto de Aplicação Fernando da Silveira (CAp-UERJ) e tem como objetivo orientar estudantes em suas trajetórias acadêmicas, desde o nono ano até o Ensino Médio, preparando-os não somente para o vestibular, mas também pensando na formação crítica desse estudante para a vida, numa proposta de Alfabetização e Letramento Científico. Podemos aqui refletir: “O que se leva para a vida, após a conclusão da educação básica, referente aos conhecimentos químicos aprendidos na escola?” Diante dessa perspectiva, nossa proposta é pensar a disciplina para além do vestibular. O livro CONECTANDO A QUÍMICA AO NOVO ENSINO MÉDIO –substâncias e fenômenos, é dividido entre sua apresentação e 7 unidades: A unidade 1 aborda a temática da história e o sentido da Química, questionando sobre o que essa área estuda, bem como a química presente em nosso cotidiano, e seus impactos positivos e negativos na sociedade, ressaltando a importância de se reforçar sobre a não neutralidade da ciência. A unidade 2 traz aspectos importantes sobre a constituição e a natureza da matéria, aplicação de diversas formas de energia para a transformação da matéria e o estudo do átomo. A unidade 3 aborda a classificação dos elementos químicos, a história e a evolução da classificação periódica dos elementos químicos, até a construção da tabela periódica atual.A unidade 4 se dedica ao estudo das substâncias e misturas, além dos métodos utilizados para a separação dos componentes de uma mistura. A unidade 5 trará o estudo das funções inorgânicas, suas propriedades e aplicações. A unidade 6 aborda as reações inorgânicas, suas classificações, balanceamento pelo método das tentativas e estudo dos principais casos, incluindo a aplicação de tais conhecimentos nas questões ambientais e no tratamento da água. Por fim, a unidade 7 introduz a Química Orgânica, área que estuda as substâncias constituídas por átomos de carbono.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.449 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleConectando a Química ao Novo Ensino Médio: substâncias e fenômenospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons