Pessoas com deficiência egressas da EJA: narrativas sobre a escola, família e transição para o mundo do trabalho (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorLima, Waldisia Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Juliane Ap. de Paula Perez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-29T13:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-29T13:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730979-
Resumo: dc.description.abstractEsse livro é parte da tese de doutorado em Educação Especial intitulada “Da escola para a vida: narrativas de jovens e adultos com deficiência da baixada santista” e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de São Carlos no ano de 2020, que teve como objetivo analisar o processo de escolarização e transição da escola para o trabalho, segundo as pessoas com deficiência egressas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Região Metropolitana da Baixada Santista e verificar as contribuições da EJA para sua inclusão no mundo do trabalho, trazendo contribuições sobre a inclusão das pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos e no trabalho, a partir da voz das pessoas com deficiência. Originalmente a tese foi apresentada em seis capítulos, neste livro permanece o mesmo número de capítulos, porém com uma nova configuração. No primeiro capítulo, abordará a história da exclusão à inclusão das pessoas com deficiência, trazendo as questões históricas, legislações, políticas e paradigmas do atendimento das pessoas com deficiência e a política inclusiva e sua ligação com princípio da dignidade humana. O segundo capítulo abordará as modalidades de Ensino Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, aspectos históricos, sociais, políticos e legais, a aproximação e distanciamentos entre essas duas modalidades de ensino, a inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial na EJA, além de considerações sobre o trabalho e a pessoa com deficiência. No terceiro capítulo a abordagem da História Oral – detalhando na história de vida, dados dos participantes da pesquisa e as categorias decorrentes das entrevistas realizadas com os egressos da EJA da Região Metropolitana da Baixada Santista incluídos no trabalho, a partir do quarto capítulo se discutirá os resultados da pesquisa, a partir da voz as pessoas com deficiência, egressas da EJA e de sua inclusão no trabalho. Essas narrativas serão detalhadas até o sexto capítulo, dando a dimensão da percepção que os entrevistados têm sobre sua inclusão na EJA, no mundo do trabalho e sobretudo na vida, e por fim, as considerações finais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
Título: dc.titlePessoas com deficiência egressas da EJA: narrativas sobre a escola, família e transição para o mundo do trabalho (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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